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    Home»Dutra e Rio-Santos: Desafios e Investimentos no Transporte Brasileiro
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    Como as principais rodovias do Brasil buscam modernização e segurança

    Dutra e Rio-Santos: Desafios e Investimentos no Transporte Brasileiro

    04/10/20254 min de leitura
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    Desafios e Investimentos nas Rodovias

    As rodovias BR-116, conhecida como Presidente Dutra, e BR-101, que liga o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, são fundamentais para a logística, o turismo e o transporte em todo Brasil. Sob a administração da Motiva-CCR desde março de 2022, essas vias, que se estendem por 626 quilômetros, movimentam cerca de 850 mil veículos diariamente, refletindo sua importância na economia nacional, já que quase metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país passa por elas.

    A Dutra, inaugurada em 1951, foi a primeira estrada a conectar diretamente as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro de forma pavimentada e contínua. Com o simbolismo da modernização rodoviária do pós-guerra, a estrada impulsionou a industrialização do Sudeste. Por outro lado, a Rio-Santos começou sua construção nos anos 1970, durante o regime militar, como uma via estratégica para o turismo e o transporte de recursos do setor de petróleo e gás.

    Obras e Modernização em Curso

    Ambas as rodovias enfrentam novos desafios, como o aumento do tráfego e a necessidade de atualização de suas estruturas. O modelo de concessão, que prevê um investimento total de R$ 26 bilhões até 2052, abrange desde a construção de marginais e viadutos até a implementação do sistema free flow, que permitirá a cobrança de pedágio eletrônico sem cancelas até 2025.

    Leia também: PRF Realiza Apreensão de 32 Tabletes de Maconha em Patos de Minas (MG)

    Fonte: soudebh.com.br

    O pacote de obras em andamento inclui diversos projetos:

    • Serra das Araras (RJ): Um dos projetos rodoviários mais desafiadores da América Latina, com investimento de R$ 1,5 bilhão, prevendo a construção de oito faixas, 24 novos viadutos e rampas de escape, com conclusão prevista entre 2028 e 2029.
    • Região Metropolitana de São Paulo: R$ 1,4 bilhão serão destinados a mais de 20 frentes de obras, que incluem novas marginais em Arujá e Bonsucesso, além de viadutos que conectam a Dutra a outras rodovias importantes. A previsão é de que estas melhorias sejam entregues em 2025.
    • São José dos Campos (SP): Um investimento de R$ 650 milhões visa a ampliação de marginais e da expressa, beneficiando cerca de 2 milhões de moradores do Vale do Paraíba.
    • BR-101: A estrada contará com 80 km de duplicação e 33 km de faixas adicionais, junto à instalação de 270 km de fibra óptica e 21 novas bases de atendimento.

    Além das obras estruturais, a modernização também envolve avanços tecnológicos, como iluminação inteligente, monitoramento por câmeras e sistemas automáticos de detecção de incidentes, além de aplicativos destinados a auxiliar motoristas.

    Preocupações com Segurança

    Apesar das iniciativas de modernização, os índices de acidentes nas rodovias permanecem alarmantes. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, em 2024, a BR-101 teve 12.778 acidentes, enquanto a BR-116 registrou 11.478. Juntas, essas estradas contabilizam 1.553 mortes, com trechos em Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e São Paulo sendo destacados como os mais perigosos.

    A Confederação Nacional do Transporte (CNT) classifica a Dutra como “Boa” em termos de infraestrutura, mas ainda assim, a geometria das pistas e o intenso volume de tráfego representam riscos significativos para motoristas e passageiros.

    Impacto Econômico e Serviços ao Usuário

    As rodovias são vitais para o transporte de cargas no Brasil, com mais de 60% das mercadorias dependendo delas. A Dutra conecta principais polos industriais e financeiros, que concentram quase 30% da população e respondem por metade do PIB do país. A Rio-Santos, além de função turística, também é uma via de escoamento para petróleo e gás da Bacia de Campos.

    Estudos indicam que cada real investido nas obras poderá gerar um impacto multiplicador na economia local, criando mais de 4 mil empregos diretos e indiretos, especialmente nas obras da região metropolitana de São Paulo.

    Além de melhorias na infraestrutura, 21 bases operacionais estão disponíveis para oferecer serviços médicos e mecânicos, com áreas de descanso e sanitários para caminhoneiros. A CCR também planeja ampliar a cobertura de câmeras e fornecer informações em tempo real sobre tráfego e acidentes.

    O Futuro das Estradas

    A CCR tem até 2052 para implementar todas as melhorias planejadas, mas os prazos mais próximos já estão definidos. As novas marginais na Região Metropolitana de São Paulo devem ser finalizadas até 2025, e a Serra das Araras deve ser concluída entre 2028 e 2029. O objetivo é transformar a Dutra na rodovia mais moderna do Brasil, associando eficiência logística à segurança no trânsito.

    No entanto, especialistas afirmam que a tecnologia e a infraestrutura não são suficientes sozinhas. A redução de acidentes requer também a implementação de uma fiscalização eficaz e, principalmente, mudanças de comportamento por parte dos motoristas.

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    Dutra e Rio-Santos investimentos em transporte rodovias brasileiras segurança rodoviária
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