Centro de Pesquisa no Rio de Janeiro
Poucos dias após a inauguração de sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, a BYD anunciou a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro. A novidade foi divulgada pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), no sábado, dia 11. O projeto visa não apenas reforçar a presença tecnológica da fabricante chinesa na indústria automotiva brasileira, mas também adaptar os produtos da BYD às condições locais e reduzir os custos logísticos.
O centro terá foco no desenvolvimento de sistemas de direção autônoma, além de algoritmos de inteligência artificial voltados para navegação e soluções em eficiência energética, como a adaptação dos motores para operarem com etanol. Inicialmente, a empresa considerou estabelecer dois centros de P&D, um deles em Salvador, próximo à fábrica da Bahia. No entanto, o prefeito Paes, que atuou como representante da BYD na América Latina entre 2017 e 2020, persuadiu a fabricante a optar pelo Rio de Janeiro.
Localização e Estrutura do Centro
O novo laboratório será instalado na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades do Aeroporto do Galeão, e contará com uma pista de testes situada em um terreno do aeroporto. Com um complexo que abrange 183,3 mil m², a BYD investirá cerca de R$ 29,6 milhões nesta iniciativa. A infraestrutura incluirá uma área destinada a testes em solo e até uma piscina para simulação de situações de alagamento. Embora a fabricante ainda não tenha divulgado uma previsão para a conclusão do centro, o projeto já está em andamento.
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Expectativas para o Futuro da BYD no Brasil
O prefeito Eduardo Paes expressou seu desejo de que a segunda fábrica da BYD no Brasil seja estabelecida no Rio de Janeiro. No entanto, até o momento, os executivos da empresa não comentaram sobre novos planos de expansão. Recentemente, a BYD reafirmou seu objetivo de produzir 600.000 veículos na fábrica de Camaçari em um futuro próximo, o que não deixa muito espaço para novos projetos fabris no curto prazo.
Enquanto o centro de pesquisa não é finalizado, a BYD já começou a montagem de veículos no Brasil. A operação teve início em um galpão temporário em Camaçari, com a montagem de unidades pré-montadas (SKD) dos modelos Dolphin Mini e Song Plus, marcando a primeira fase de instalação do complexo industrial no país. O investimento total neste projeto é estimado em R$ 5,5 bilhões, e quando a linha de montagem principal estiver em funcionamento, a capacidade inicial poderá ser de 150.000 veículos anualmente, com planos de expansão que podem dobrar esse número.
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Produção e Expansão da Linha de Veículos
A meta audaciosa da BYD, segundo sua CEO para as Américas, Stella Li, é alcançar uma produção anual de 600.000 unidades, consolidando a unidade brasileira como a maior fora da China. A produção em série na fábrica definitiva contemplará os modelos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus. Além disso, em uma segunda fase do projeto, a empresa confirmou que começará a produzir uma nova picape híbrida em território nacional.