Novo sistema de câmeras promete aumentar a segurança e a transparência nas operações policiais
Em uma ação que visa modernizar a segurança pública, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciará, ainda neste ano, a implementação de câmeras embarcadas em viaturas da Polícia Militar. O investimento totaliza R$ 114,8 milhões e contempla a instalação desses equipamentos em 2.839 veículos operacionais da corporação. O contrato foi oficialmente divulgado no Diário Oficial na última quinta-feira, dia 7.
O acordo, que foi celebrado em regime de comodato com um prazo de validade de 30 meses, designa ao Consórcio RJ Vigilância e Inteligência a responsabilidade pela instalação das câmeras e pela gestão do armazenamento das imagens, além de oferecer assistência técnica permanente. O cronograma de instalação está programado para iniciar em novembro deste ano, com conclusão prevista para 2026.
Para o governador Cláudio Castro, esse é um passo significativo no aprimoramento da segurança pública do estado. Ele comentou: “Esse é mais um investimento importante do Governo do Estado em tecnologia de ponta para a área de segurança pública. As imagens geradas por essas novas câmeras aumentarão consideravelmente a capacidade operacional do nosso policiamento ostensivo, que já utiliza câmeras portáteis”.
Cada viatura será equipada com três câmeras: uma interna e duas externas. As câmeras externas, que serão posicionadas no teto frontal dos veículos, estão equipadas com dispositivos dedicados para leitura de placas e reconhecimento facial. Durante as operações, as imagens captadas pelas três câmeras serão exibidas em um monitor localizado no lado direito do painel da viatura.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, ressaltou a importância desse investimento: “O uso das câmeras embarcadas vai contribuir significativamente para dar mais transparência às nossas ações, aumentar a eficácia nas missões de patrulhamento, garantir maior segurança para a equipe e ainda proteger legalmente nossos policiais em diversas situações”.
Transmissão em Tempo Real e Monitoramento Eficiente
As câmeras, que oferecem a capacidade de transmissão em tempo real de vídeo e áudio, também contarão com tecnologia de GPS, permitindo o monitoramento da localização das viaturas em tempo real. As imagens gravadas terão um armazenamento de 60 dias para gravações rotina e um ano para gravações relacionadas a ocorrências específicas.
Atualmente, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar já monitora imagens provenientes do programa de videomonitoramento urbano 190 Integrado, além das mais de 13 mil câmeras portáteis que estão disponíveis para uso nas diversas unidades operacionais da corporação. Essa nova implementação representa um avanço significativo para a segurança do estado e reforça o compromisso do Governo do Rio de Janeiro com a modernização e eficiência no combate ao crime.