Movimento Eleitoral em Três Rios
MANAUS (AM) – Neste domingo, dia 5, a cidade de Três Rios, localizada no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, mobiliza 61.308 eleitores que retornarão às urnas para escolher um novo prefeito e um novo vice-prefeito. O pleito suplementar abrange aqueles que possuíam domicílio eleitoral no município até o dia 7 de maio de 2025 e que estão em conformidade com as normas da Justiça Eleitoral. Durante a votação, que ocorrerá das 8h às 17h, cinco chapas estarão na disputa, e os vencedores exercerão seus mandatos até 31 de dezembro de 2028.
A convocação para nova eleição foi necessária após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), que havia sido reeleito prefeito nas eleições de 2024. De acordo com a decisão unânime do TSE, proferida em sessão no dia 1º de julho, a realização da nova votação é mandatória, independentemente da publicação do acórdão ou do eventual recurso que pudesse ser interposto.
O TSE reafirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que havia indeferido o registro de Joacir em razão de inelegibilidade devido a práticas de improbidade administrativa. A decisão reflete a reprovação de suas contas como presidente da Câmara Municipal de Três Rios pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019. Ele chegou a contestar o resultado com uma liminar que suspendeu a decisão do TCE, mas essa ação não teve efeito sobre sua inelegibilidade, pois ocorreu após o primeiro turno das eleições.
Contexto Político e Comparações
Fonte: olhardanoticia.com.br
O ministro André Mendonça, relator do caso no TSE, destacou que a situação de Três Rios se assemelha a um evento anterior nas eleições da cidade de Bandeirantes, em São Paulo. Naquela ocasião, a Corte também decidiu de forma unânime que a documentação apresentada pelos candidatos deve ser válida a partir da data do primeiro turno.
Os Candidatos em Disputa
Os eleitores de Três Rios têm à sua disposição cinco candidatos ao cargo de prefeito. Entre eles, Anderson Bento de Medeiros, conhecido como professor Anderson Muriçoca, representando o Partido Renovação Democrática (PRD); Beatriz Retto Bogossian, ou Bia Bogossian, pelo Partido Social Democrático (PSD); e Jonas Mascarenhas Macedo, conhecido como Jonas Dico, que concorre pela Coligação Três Rios Não Pode Parar (Podemos/MDB). Também estão na disputa Jorge Luis de Almeida Junior, pelo Democracia Cristã (DC), e Juarez de Souza Pereira, conhecido como Juarez da Saúde, que representa a Coligação Três Rios Merece Mais (Solidariedade/Novo).
Regras da Votação
É importante ressaltar que, na data do pleito, manifestações individuais e silenciosas por parte dos eleitores são permitidas, desde que não haja aglomeração com vestuário padronizado. Contudo, a prática de boca de urna, o uso de alto-falantes e amplificadores de som, a realização de comícios ou carreatas, além da divulgação de qualquer material de propaganda política, são consideradas crimes durante a votação.