Usina Hidrelétrica de Itaipu Inova com Projeto de Energia Solar Flutuante
A usina hidrelétrica de Itaipu, situada na divisa entre Brasil e Paraguai, concluiu a primeira fase do seu projeto inovador: uma ilha solar flutuante. Essa iniciativa visa a geração de energia limpa para o consumo interno da usina. O projeto contempla a instalação de 1.568 painéis fotovoltaicos ancorados no leito do reservatório do Rio Paraná, que é responsável por fornecer a água necessária para movimentar as 20 turbinas que produzem eletricidade na usina.
A conclusão da etapa inicial ocorreu em 26 de setembro e foi confirmada pela usina em um comunicado na última sexta-feira (3). A nova ilha solar ocupa uma área de 7,6 mil metros quadrados, espaço equivalente a quase um campo de futebol, e já se prepara para os próximos passos da sua implementação.
Nos próximos dias, a equipe da usina trabalhará na instalação dos últimos equipamentos e na conexão dos cabos de energia e comunicação. Após essas etapas, serão realizados testes de operação, tanto frios, sem geração de energia, quanto quentes, já com energização. A expectativa é que a operação da ilha solar comece em novembro, com a capacidade de geração de 1 MWp (megawatt-pico). Essa produção energética é suficiente para abastecer aproximadamente 650 residências e será destinada ao consumo interno da própria usina.
Leia também: Amapá e PUC-Rio Firmam Parceria em Inovações Energéticas
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Brasil Firma Acordo Verde com Califórnia Ignorando Trump
Fonte: olhardanoticia.com.br