Expectativa de Crescimento no Turismo
O estado do Rio de Janeiro está projetando um significativo aumento no número de turistas internacionais, com a expectativa de atrair até 2 milhões de visitantes estrangeiros ao longo de 2024. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, na última quarta-feira (22).
Em sua declaração, Tutuca destacou que o setor de turismo do Rio vive um momento histórico. “No ano passado, recebemos mais de 1,5 milhão de turistas internacionais. Este ano, apenas até setembro, já ultrapassamos a marca de 1,6 milhão”, revelou o secretário.
A divulgação ocorreu durante o lançamento da cartilha intitulada “Divirta-se com Segurança”, que tem como objetivo orientar tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros sobre práticas de segurança. O material, que também é um folder trilíngue (português, inglês e espanhol), traz dicas sobre cuidados pessoais, transporte, uso de aplicativos de relacionamento, emergências e contatos úteis.
Leia também: Pequenos Negócios do Turismo se Destacam em Rodadas de Negócios no Brasil
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: Calendário do Saque-Aniversário do FGTS 2025: Tudo o que Você Precisa Saber
Fonte: acreverdade.com.br
Esse material será distribuído em pontos estratégicos como aeroportos, rodoviárias, hotéis e quiosques na Orla do Rio, além de estar disponível em eventos e nas redes sociais da Setur-RJ e da TurisRio, na versão digital.
Segurança é Prioridade para o Turismo
Felipe Cury, secretário da Polícia Civil, enfatizou a importância de combater as organizações criminosas, mas alertou que o trabalho de prevenção e conscientização entre os turistas é essencial para evitar a ocorrência de crimes. “A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo [Deat] tem realizado ações contra quadrilhas que praticam o crime conhecido como Boa Noite, Cinderela, que é um dos mais preocupantes. Em relação a outros delitos envolvendo turistas, muitos são furtos, como o de celulares, comuns em qualquer lugar do mundo. Mais de 80% das ocorrências com turistas não envolvem violência”, destacou Cury.
Patrícia Alemany, chefe da Deat, também ressaltou a importância da cartilha. “Com essa cartilha, conseguimos melhorar a comunicação e promover uma colaboração efetiva entre a Secretaria de Turismo e a polícia. O objetivo é aumentar a conscientização e prevenir os crimes”, afirmou a delegada.