Reconhecimento Internacional para Wagner Moura
Wagner Moura foi reconhecido entre os melhores atores do ano, dividindo o segundo lugar na premiação da associação de críticos de cinema de Los Angeles. O ator brasileiro, que brilha em ‘O Agente Secreto’, dividiu a honraria com Timothée Chalamet, que foi elogiado por sua performance em ‘Marty Supreme’. O primeiro lugar da categoria foi para Rose Byrne, com sua atuação em ‘Se eu tivesse pernas eu te chutava’, e Ethan Hawke, que também recebeu destaque por ‘Blue Moon’.
A semana foi repleta de conquistas para o filme de Kleber Mendonça Filho, que está em uma forte campanha para o Oscar de 2026. O longa foi indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, com Moura concorrendo por sua performance no Critics Choice Awards 2026.
Na disputa por Melhor Filme Internacional, ‘O Agente Secreto’ enfrenta concorrentes como ‘Valor Sentimental’, ‘Foi Apenas um Acidente’, ‘Sem Outra Chance’, ‘A Garota Canhota’, ‘Sirat’ e ‘Belén’. Em relação à categoria de Melhor Ator, Wagner Moura concorre com estrelas de renome como Leonardo DiCaprio, por ‘Uma Batalha Após a Outra’, e outros grandes nomes como Timothée Chalamet, Michael B. Jordan, Ethan Hawke e Joel Edgerton.
Premiações em Destaque
O Critics Choice é conhecido como um dos prêmios mais prestigiosos da crítica cinematográfica americana. No ano passado, o filme ‘Ainda Estou Aqui’ havia sido indicado apenas na categoria de melhor filme internacional, mas este ano, ‘O Agente Secreto’ promete mais. A cerimônia de entrega dos prêmios está agendada para o dia 4 de janeiro em Los Angeles.
Além de sua indicação ao Critics Choice, ‘O Agente Secreto’ também foi reconhecido na cerimônia do Independent Spirit Awards, a principal premiação do cinema independente nos Estados Unidos, onde competirá na categoria de melhor filme internacional. O filme se junta a outros trabalhos notáveis como ‘Sirat’, ‘A Poet’, ‘On Becoming a Guinea Fowl’ e ‘All That’s Left of You’. Esta premiação está marcada para o dia 15 de fevereiro do próximo ano.
Nesta semana, o longa de Kleber Mendonça Filho alcançou o 10º lugar na lista da Associação de Críticos de Atlanta. A primeira posição foi ocupada por ‘Uma Batalha Após a Outra’, que também destacou Leonardo DiCaprio como o melhor ator. Michael B. Jordan, por sua vez, foi reconhecido por sua atuação em ‘Pecadores’.
Vitórias e Conquistas para o Cinema Brasileiro
Em uma recente premiação da Associação de Críticos de Nova York, ‘O Agente Secreto’ não só foi eleito melhor filme internacional, como também garantiu o prêmio de Melhor Ator para Moura. Esta é a quarta vez que o Brasil conquista a categoria, somando-se a vitórias anteriores com ‘Pixote – A Lei do Mais Fraco’, ‘Cidade de Deus’ e ‘Bacurau’. O feito é ainda mais significativo, pois Moura se torna o primeiro ator latino a receber esse prêmio.
Desde sua estreia em 6 de novembro no Brasil, ‘O Agente Secreto’ tem sido apontado como um dos favoritos da temporada de prêmios, especialmente com aproximações ao Oscar. Antes de sua pré-estreia e lançamento oficial, o longa passou por uma trajetória de sucesso, iniciando sua jornada no Festival de Cannes, onde se destacou com os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator, além de ser exibido em vários festivais prestigiados, como o de Toronto, Brasília, CineBH, Festival do Rio e a Mostra de Cinema de São Paulo.

