Um Compromisso com a Inclusão
A última edição de 2025 do projeto “Incluir Praiaju”, realizada na sexta-feira, dia 5, transformou mais uma vez a Praia da Cinelândia em um ambiente de inclusão, acolhimento e celebração. O evento, que oferece banho assistido para pessoas com deficiência (PcDs), contou com a participação de voluntários e equipes das secretarias municipais, consolidando-se como uma das iniciativas sociais mais relevantes da Orla da Atalaia.
Promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar, a ação utiliza cadeiras anfíbias. Essas cadeiras têm como objetivo permitir que as pessoas acessem o mar de forma segura, sempre acompanhadas por profissionais capacitados. O brilho nos olhares dos participantes foi a prova do impacto positivo que o projeto tem gerado desde seu relançamento.
Eline Costa, diretora do Departamento de Qualificação da Setur, enfatizou o sucesso da iniciativa que foi criada durante a semana do aniversário da cidade, em março, e foi oficializada em agosto devido aos resultados positivos. A média de participação gira em torno de 20 pessoas por edição, incluindo idosos, PcDs e indivíduos neurodivergentes.
“Encerramos este ciclo com grande satisfação, pois cumprimos nossa missão de tornar o banho de mar acessível e proporcionar atividades ao ar livre para aqueles que têm dificuldades de acesso ao lazer. Estamos felizes por termos atingido nossa meta. Turistas puderam visitar Aracaju e participar do projeto, vivenciando um dia de praia. Isso nos faz sentir que o dever foi cumprido neste ano, e já estamos pensando em novas atividades para o próximo”, declarou Eline Costa, ressaltando a importância do projeto.
Experiências Transformadoras
A última edição contou com a presença de turistas, como Marcelo Luís, de 50 anos, que tem dificuldade de locomoção. Ele viajou de São Paulo a Aracaju e ficou sabendo do projeto. “Sem a cadeira, eu não teria como acessar a praia, mas com essa iniciativa, vou conseguir ir até a água”, comentou o visitante, demonstrando a alegria proporcionada pela acessibilidade.
O “Incluir Praiaju” não está sozinho em sua missão; conta com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e das secretarias municipais da Família e da Assistência Social (Semfas) e da Juventude e do Esporte (Sejesp). Esse suporte reforça a ideia de que o projeto é mais do que uma ação social; é um verdadeiro convite para que todos possam desfrutar da cidade plenamente.
Para muitos participantes, cada edição às sextas-feiras é uma nova oportunidade de reencontrar o mar, superar desafios e criar memórias afetivas que ficarão para sempre. O “Incluir Praiaju” se estabelece como um marco no turismo acessível em Aracaju, mostrando que a inclusão é um caminho possível e necessário.

