Reconhecimento e Apoio à Literatura Nacional
Na última segunda-feira (8), o programa Roda Viva recebeu o renomado escritor Milton Hatoum, que recentemente lançou ‘Dança de Enganos’, a conclusão da trilogia ‘O Lugar Mais Sombrio’ publicada pela Companhia das Letras. Durante a entrevista, Hatoum expressou sua preocupação com a falta de reconhecimento da literatura brasileira no cenário internacional e criticou a Academia Sueca por sua aparente indiferença em relação aos grandes autores do país.
Embora tenha sido considerado um dos favoritos ao Prêmio Nobel de Literatura neste ano, Hatoum ressaltou que essa é uma realidade distante para muitos escritores brasileiros. ‘Parece que a academia sueca não teve a oportunidade de conhecer a obra de Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Clarice Lispector, três ícones da nossa literatura que já poderiam ter sido laureados. O interesse por eles parece inexistente’, declarou.
Leia também: Descubra o Universo Literário de Machado, João do Rio e Lima Barreto na Exposição do Rio
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: 10 Anos de Cultura: Festa Literária Cabo-friense Celebra Sua Décima Edição
Fonte: rjnoar.com.br
O autor não se limitou a criticar a academia; ele também abordou a falta de apoio do governo à literatura nacional. ‘É necessário que o Ministério da Cultura tenha uma política clara sobre nossa produção literária. Ninguém parece se importar com a literatura. Se você esperar pelo apoio estatal, é melhor não começar a escrever’, afirmou, evidenciando um descontentamento com a situação atual.
Além de sua atuação literária, Hatoum foi recentemente eleito para a cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras, um reconhecimento significativo que ressalta sua importância no cenário cultural brasileiro.
A bancada de entrevistadores do Roda Viva, que acompanhou Hatoum na discussão, incluiu Ruan de Sousa Gabriel, repórter do Jornal O Globo; André Cáceres, jornalista e crítico literário; Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; Walter Porto, editor e colunista da Folha de São Paulo; e Iara Biderman, jornalista e editora da revista Quatro Cinco Um. Os desenhos ao vivo da entrevista foram realizados pelo cartunista Luciano Veronezi.
Com apresentação de Vera Magalhães, o episódio do Roda Viva com Milton Hatoum foi transmitido ao vivo às 22h, pela TV Cultura, e simultaneamente pelo site da emissora, pelo aplicativo Cultura Play e pelo canal oficial no YouTube. O programete, repleto de insights sobre a literatura brasileira, trouxe à tona questões cruciais que devem ser discutidas na sociedade.

