Detalhes do Mestrado Profissional em Educação Básica
No dia 02 de janeiro de 2026, iniciarão as inscrições para o aguardado processo seletivo do mestrado profissional gratuito em Educação Básica, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Este programa visa aprimorar a formação de educadores e está previsto para ser implementado no ano seguinte.
Serão disponibilizadas 24 vagas no campus Farroupilha, divididas em duas linhas de pesquisa distintas. A primeira, intitulada Políticas Públicas e Inclusão na Educação Básica, buscará investigar e desenvolver práticas que promovam a equidade no ensino. A segunda linha, Formação de Professores, Currículos e Práticas Pedagógicas na Educação Básica, focará na capacitação dos educadores e na reflexão crítica sobre os currículos aplicados.
Como Participar do Processo Seletivo
Leia também: Processo Seletivo Simplificado para Professores de Educação Especial e Informática em Várzea Paulista
Fonte: odiariodorio.com.br
As inscrições estão abertas para candidatos que tenham concluído um curso de licenciatura ou bacharelado em áreas relacionadas à educação, e que estejam familiarizados com o conteúdo do edital. Os interessados devem preencher um formulário que estará disponível de 02 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026. O formulário pode ser acessado através do link oficial.
É importante ressaltar que existe uma taxa de inscrição, que é de R$100, a qual deve ser paga no momento da inscrição. Além do preenchimento do formulário, os candidatos também devem enviar uma série de documentos necessários, como:
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
- Anteprojeto de pesquisa;
- Uma declaração de anuência, caso o candidato possua vínculo empregatício, que deve ser assinada pelo empregador ou pela chefia direta.
Essa é uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar nos desafios contemporâneos da educação e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. O mestrado é uma chance de desenvolver habilidades e competências necessárias para atuar na formação de novos educadores, bem como para liderar iniciativas significativas dentro do ambiente escolar.

