Participação do IFSul em Congresso de Psicologia Positiva
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires, esteve presente no Felicidar – Congresso Felicidade Aplicada na Real, que ocorreu nos dias 5 e 6 de outubro, no Espaço Vogue Eventos, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A participação da instituição foi por meio do projeto Felicite-se, coordenado pela professora Josiane Paula da Luz, que integra ações de ensino, pesquisa e extensão focadas na Psicologia Positiva.
Durante o evento, quatro trabalhos elaborados pelo IFSul foram aprovados, destacando práticas já implementadas ao longo do ano em dois projetos de extensão: ‘Cultivando o Direito à Felicidade’, desenvolvido em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp), e ‘Felicidade na Terceira Idade: promovendo bem-estar e vínculos por meio da Psicologia Positiva’, realizado no Residencial Geriátrico Bem Estar.
Leia também: 13º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação no Maranhão: Uma Oportunidade de Diálogo e Formação
Leia também: A Leitura Liberta: Medidas Inovadoras Expandem o Acesso à Educação no Sistema Prisional da Paraíba
Os trabalhos apresentados foram os seguintes: ‘Educar para o Florescimento: Desenvolvendo uma Postura Aprendiz’, da professora Josiane Paula da Luz; ‘Felicidade em Ação: O Bingo da Gratidão como Prática de Bem-Estar na Terceira Idade’, pela estudante Ana Júlia Sanmartin; ‘Baralho das Emoções: uma intervenção na 3ª idade’, da estudante Eduarda Ferreira; e ‘Florescer e Conhecer-se: A Construção da Identidade’, apresentado pela estudante Lara Estefani Telles Pfeifer.
Vivência e Aprendizado no Congresso
Leia também: Icapuí Recebe Nova Creche: Um Marco para a Educação Infantil no Ceará
Leia também: Família de Cianorte Transforma Suas Vidas Através da Educação Adventista
Fonte: odiariodorio.com.br
Além das apresentações, a equipe do IFSul teve a chance de conhecer diversas outras iniciativas desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, participar de palestras e interagir com pesquisadores e profissionais da área. A professora Josiane destacou a importância da experiência, afirmando que “foi uma experiência enriquecedora que contribuirá para qualificar ainda mais os projetos voltados à comunidade atendida pelo IFSul campus Venâncio Aires”.
O projeto Felicite-se, que visa promover o bem-estar por meio da Psicologia Positiva, envolve a colaboração de outros integrantes, como a professora Débora Ache Borsatti e a estudante Ranieli Santos, que também fazem parte dessa iniciativa transformadora.

