Como se inscrever no Impa Tech
O vestibular tradicional já não é a única porta de entrada para a graduação. Os estudantes agora têm a oportunidade de garantir uma vaga na universidade através de medalhas conquistadas em olimpíadas científicas. As inscrições para o processo seletivo do Impa Tech seguem abertas até o dia 23 de dezembro, às 12h (horário de Brasília). A iniciativa oferece até 100 vagas para o ingresso em 2026, sendo até 80 destinadas a medalhistas de olimpíadas e 20 a participantes do Enem.
Sendo assim, a seleção abrange o curso de bacharelado em matemática com foco em tecnologia e inovação, que terá suas aulas iniciadas em 2026, no polo Porto Maravalley, localizado na região portuária do Rio de Janeiro. Para se inscrever, os candidatos não pagarão taxa, e o procedimento deve ser realizado exclusivamente pela internet, acessando o site do Instituto.
Quem pode se candidatar?
Podem se inscrever jovens que já concluíram o ensino médio ou aqueles que estão no último ano, desde que apresentem a comprovação de conclusão no momento da convocação. É importante ressaltar que as candidaturas não podem ser simultâneas em ambas as modalidades; ou seja, o candidato deve escolher entre a opção para medalhistas de olimpíadas ou a via Enem.
Modalidade de medalhistas e requisitos
Para a modalidade destinada aos medalhistas, a instituição aceitará certificados de competições como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) nível 3 nacional, OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) nível 3, OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas), entre outras. A pontuação inicial será calculada pela soma dos pontos das medalhas apresentadas.
Via Enem e seleção
Na alternativa via Enem, podem concorrer aqueles que participaram das edições de 2023, 2024 ou 2025. Para a classificação na primeira fase, será considerada a maior nota obtida na prova de matemática. Assim, o processo seletivo é dividido em duas fases. Na primeira, será avaliado o desempenho acadêmico, com base nas olimpíadas ou na nota do Enem. A etapa seguinte consistirá na avaliação de competências gerais, como colaboração e comunicação, realizadas por meio de atividades online, entrevistas virtuais e dinâmicas em grupo. A nota final será a soma das pontuações obtidas nas duas fases.
O que esperar do Impa Tech?
O Impa Tech é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que tem como objetivo formar profissionais qualificados para o mercado. Esta será a segunda turma do projeto, e as aulas contarão com o apoio do governo federal, através do MEC (Ministério da Educação) e do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), além da parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Além disso, a instituição se compromete a oferecer suporte financeiro aos alunos selecionados que precisarem de ajuda para se manter no Rio de Janeiro durante o curso. Contudo, a realização do processo seletivo e seus resultados estão condicionados ao repasse de recursos do governo federal e à continuidade do apoio da prefeitura, podendo ser revogados caso essas condições não sejam atendidas.
Reservas de vagas e cotas
O edital prevê reservas de vagas em cada sistema de ingresso. Candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além das candidatas cisgênero ou transgênero que se identificam como mulheres, podem concorrer às cotas. Também é permitida a concorrência entre as diferentes modalidades de cota.

