IMPA Anuncia a Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) revelou a criação da Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim, programada para sua primeira edição em 2026. Esta competição é direcionada a educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e está sendo desenvolvida em colaboração com a B3 Social, contando com o suporte acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática (ANPMat).
O anúncio foi feito pelo diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, durante o 1º Seminário Nacional do Compromisso Toda Matemática, realizado no Instituto, localizado no Rio de Janeiro. Viana enfatizou que a iniciativa representa um avanço significativo no compromisso do IMPA com a formação de professores e na promoção da educação matemática em todo o país.
“Desde a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2005, nosso envolvimento com a educação básica aumentou consideravelmente. Agora, estamos dando mais um passo importante: a partir de 2026, o IMPA organizará uma Olimpíada específica para professores da educação básica”, declarou Viana.
Objetivos e Necessidade da Nova Olimpíada
Viana também destacou a importância de alcançar os professores dos anos iniciais, cuja formação em matemática pode não ser robusta. “É fundamental chegar até esses educadores, pois a relação deles com a matemática nem sempre é a melhor. Esta nova Olimpíada é a nossa primeira contribuição concreta ao Compromisso Nacional Toda Matemática, reafirmando o engajamento do IMPA e de seus parceiros com o futuro da educação matemática no Brasil”, afirmou.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a criação da Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim se insere nos esforços do Compromisso Toda Matemática, reforçando a importância de práticas pedagógicas dentro da política educacional. A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, ressaltou: “Em 2026, implementaremos Olimpíadas para professores de matemática dos anos iniciais, em parceria com o IMPA e a AnpMAT, além de competições para docentes de matemática do ensino médio, com a EX-ITA e a SBM. Essas iniciativas fortalecem o compromisso do MEC com o reconhecimento dos professores e com a melhoria do aprendizado em matemática”.
Formato e Reconhecimento na Competição
A nova Olimpíada será um desdobramento da OBMEP Mirim, que foi criada em 2022 para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As provas para a Olimpíada dos Professores ocorrerão juntamente com a segunda fase da OBMEP. Após a aplicação, as avaliações serão corrigidas pelo IMPA.
A primeira edição da competição oferecerá 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Todos os premiados, além das medalhas, terão a oportunidade de participar de um curso de formação online. Os medalhistas de ouro também terão acesso a uma etapa presencial do curso no Rio de Janeiro.
“Nosso objetivo é que essa formação auxilia os professores na elaboração de projetos de trabalho com seus alunos do Ensino Fundamental I. Os educadores terão a chance de desenvolver um projeto, submetê-lo ao IMPA e, se aprovado, receberão financiamento através de bolsas para a execução do projeto”, detalhou Viana.
Urgência na Formação dos Professores
Esses projetos visam fortalecer a formação matemática nas escolas, estimulando os alunos a participar da OBMEP Mirim. Sumaia Almeida Ramos, presidente da ANPMat, destacou a importância da Olimpíada, afirmando que a iniciativa responde à necessidade urgente de valorizar a formação dos docentes dos anos iniciais.
“As discussões em torno do Compromisso Toda Matemática evidenciaram fragilidades no ensino e na valorização do professor. Identificamos que os docentes dos anos iniciais recebem menos apoio específico em matemática, e era necessário agir dessa forma. A Olimpíada surge para valorizar, identificar ações transformadoras e fornecer suporte formativo a esses profissionais, criando um impacto positivo nos alunos a longo prazo”, explicou.
Seminário Nacional e Parcerias Estratégicas
O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política do Ministério da Educação (MEC) que visa fortalecer a educação matemática no Brasil. O 1º Seminário Nacional, realizado no IMPA, marcou o lançamento de materiais importantes do programa, como o Guia de Governança e outros recursos de formação para professores dos anos iniciais. O evento também premiou docentes vencedores do Desafio do Simpósio da ANPMat e reconheceu estudantes medalhistas e educadores inovadores. A realização deste seminário no IMPA reforça a parceria estratégica entre o Instituto e o MEC.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária nacional de educação básica, Kátia Schweikardt, a secretária de educação do estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, o secretário municipal de educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, e o dirigente municipal de educação de Capivari (SP), José Lucas de Moraes.

