Detalhes do Pagamento do Programa Pé-de-Meia
A partir desta segunda-feira, 22 de dezembro, os estudantes do ensino médio da rede pública que estão cadastrados no Cadastro Nacional de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) começam a receber a décima parcela de 2025 do Programa Pé-de-Meia. O benefício, no valor de R$ 200, é disponibilizado apenas para aqueles que mantiverem uma frequência escolar igual ou superior a 80% nas aulas.
O pagamento será realizado através da conta poupança Caixa Tem, e se estenderá até o dia 30 de dezembro, seguindo o calendário baseado no mês de nascimento dos beneficiários. Para facilitar o planejamento, os alunos devem ficar atentos às datas:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 22/12
- Nascidos em março e abril: 23/12
- Nascidos em maio e junho: 24/12
- Nascidos em julho e agosto: 26/12
- Nascidos em setembro e outubro: 29/12
- Nascidos em novembro e dezembro: 30/12
Quem São os Beneficiários?
Segundo uma nota da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 3,1 milhões de estudantes em todo o Brasil serão beneficiados pelo programa. Os jovens elegíveis têm entre 14 e 24 anos e estão matriculados no ensino médio ou são estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com idades entre 19 e 24 anos. Além disso, é imprescindível que os alunos tenham o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular.
Para verificar se foram contemplados, os estudantes podem acessar o site do Programa Pé-de-Meia. Informações sobre o pagamento do benefício estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais Caixa.
Objetivos do Programa Pé-de-Meia
O Programa Pé-de-Meia foi criado para incentivar a frequência escolar entre estudantes de baixa renda na rede pública. Através desse apoio financeiro, que leva em conta a matrícula, a frequência, a conclusão do curso e a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo busca promover uma educação de qualidade.
Como uma espécie de poupança, o valor total que os estudantes podem acumular no programa pode chegar a R$ 9,2 mil, caso todos os critérios sejam cumpridos. Os beneficiários podem movimentar esse valor diretamente pelo aplicativo Caixa Tem ou realizar saques em lotéricas e terminais de autoatendimento, usando o cartão Pé-de-Meia, que é fornecido sem custos. Vale ressaltar que estudantes com menos de 18 anos precisam da autorização de um responsável legal para liberar a movimentação do montante recebido.

