Impacto da Proposta no Trade Turístico
Após dois anos do ajuste no limite de operações entre os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a possibilidade de um aumento no teto de desembarques do terminal localizado no centro do Rio, podendo variar entre 1 milhão e 1,5 milhão de passageiros por ano. Essa proposta, segundo informações do site Mercados&Eventos, gerou apreensão entre os representantes do trade turístico.
No mês de outubro de 2023, diversas autoridades, incluindo representantes do município, do estado do Rio, do governo federal e do setor privado, se reuniram para discutir medidas que visam reequilibrar o sistema aeroportuário da capital. O objetivo é acelerar a recuperação do RIOgaleão e aliviá-lo do peso do Santos Dumont. No entanto, a possibilidade de um aumento no fluxo de passageiros por este último gerou preocupação no setor.
Após o realinhamento, o Galeão obteve resultados rápidos e consistentes, conseguindo expandir sua capacidade. Durante o primeiro trimestre de 2025, o terminal da Zona Norte do Rio demonstrou um crescimento de 50%. De janeiro a julho desse ano, 10 milhões de viajantes passaram pelo aeroporto, marcando um aumento de 3,2 milhões em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Resultados e Crescimento do RIOgaleão
Segundo a Anac, entre 2023 e 2025, os aeroportos Santos Dumont e Galeão, juntos, apresentaram um crescimento de 21% em suas operações. Esse desempenho superou a média nacional, que ficou em 13%, desconsiderando os números do Rio de Janeiro. Tal avanço ressalta a importância das medidas de coordenação entre os terminais, que resultaram em maior conectividade, fortalecimento da malha aérea e incremento no fluxo de passageiros e cargas.
Marcelo Siciliano, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), destacou a eficácia da coordenação aeroportuária. Em suas palavras, “os números mostram que a coordenação aeroportuária funciona. O Rio cresceu acima da média nacional, recuperou o Galeão e ampliou sua capacidade de atrair turistas e negócios. Qualquer decisão sobre o Santos Dumont deve preservar esse equilíbrio, que é fundamental não apenas para o turismo, mas para a economia como um todo”.
Avaliações do Setor sobre a Proposta
O presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, compartilha da mesma visão e acredita que as ações implementadas trouxeram previsibilidade e resultados positivos, creditando isso à atuação firme do prefeito Eduardo Paes (PSD) em parceria com o governo federal. Para Conde, “a restrição de voos no Santos Dumont nunca foi um obstáculo para o crescimento, mas sim uma ferramenta de ordenamento do sistema. A coordenação entre os aeroportos não apenas ampliou a conectividade do Rio, mas também fortaleceu o Galeão, gerando benefícios em toda a cadeia produtiva do turismo”.
Ele enfatizou que, em 2023, o Brasil alcançou a marca recorde de 9 milhões de turistas internacionais, um aumento de 40% em relação ao recorde anterior. Contudo, Conde expressou sua preocupação com a possibilidade de um retrocesso caso a proposta de aumento de passageiros no Santos Dumont avance. Essa mudança, segundo ele, poderia comprometer os avanços conquistados até agora, representando um risco não só para o turismo, mas para a economia do estado e do país.

