Atração de Visitantes da China
Entre janeiro e dezembro de 2025, o Brasil recebeu 94,4 mil turistas chineses, um aumento significativo de 34% em comparação aos 70,4 mil que visitaram o País no mesmo período do ano anterior. Este crescimento também superou os 76,5 mil visitantes registrados em 2024, conforme dados da Embratur.
A recuperação e expansão desse fluxo de viajantes são reflexos das iniciativas da Embratur, que, neste ano, focou no mercado chinês, participando da ITB China, uma das principais feiras de turismo do país asiático.
2026: Um Ano Cultural de Oportunidades
O próximo ano será ainda mais significativo para a relação Brasil-China, sendo declarado o Ano da Cultura Brasil-China. A proposta, que é coordenada pela Casa Civil, junto aos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, busca aprofundar o intercâmbio cultural entre as duas nações. Esse ano cultural representa uma chance crucial para potencializar a presença de turistas chineses em solo brasileiro.
De fato, o mercado chinês se destaca como o maior emissor de turistas do mundo, apresentando um amplo espaço para o Brasil expandir suas oportunidades de atração de visitantes. Para isso, as ações deste ano foram voltadas para fortalecer esses vínculos, incluindo uma viagem de imprensa com sete jornalistas chineses por cidades icônicas como São Paulo, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, sob o projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025.
Iniciativas Estratégicas para o Turismo
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforça a importância da China para o Brasil no Plano Brasis – um plano de marketing turístico que se estende de 2025 a 2027. Segundo Freixo, “O crescimento do número de turistas chineses indica que estamos indo na direção correta. Temos ainda muito espaço para aumentar nossa participação nesse mercado, o que justifica nossos investimentos estruturados nesta aproximação, que se intensificará em 2026.”
Além da participação na ITB China, a Embratur tem investido em parcerias com canais de comunicação chineses, no desenvolvimento de um site oficial em mandarim, e na criação de um escritório de relações públicas na China. Essas ações visam aprimorar a comunicação com a mídia e o trade local.
Capacitação e Conexões Estratégicas
Um dos destaques do Brasil na ITB China foi a introdução da plataforma “Brasil Travel Specialist”, disponível em mandarim. Essa ferramenta foi concebida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, oferecendo treinamentos focados em segmentos que incluem natureza, cultura e gastronomia, que são altamente valorizados por esse público. O objetivo é preparar os profissionais locais para promover o Brasil, ampliando as vendas e gerando negócios.
O Brasil também tem fortalecido sua presença na China através da assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) com empresas estratégicas do setor de turismo. Essas parcerias visam desenvolver planos conjuntos de promoção do Brasil, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e suporte à comercialização internacional.
Durante a feira, foram firmadas colaborações com um conglomerado multinacional chinês especializado em tecnologia de viagens e com empresas focadas em marketing e promoção turística. Os acordos estabelecem ações integradas, utilizando inteligência de mercado e estratégias digitais para aumentar a visibilidade do Brasil para o público chinês.

