Feriados Promissores para o Turismo Carioca
O turismo na cidade do Rio de Janeiro deverá permanecer aquecido ao longo de 2026, graças a um calendário repleto de feriados atrativos e a uma agenda diversificada de eventos. Um levantamento realizado pelo Visit Rio aponta que as datas programadas para o ano podem gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 3 bilhões, incluindo cerca de R$ 150 milhões em Imposto Sobre Serviços (ISS). Serão 11 feriados, dentre os quais sete são prolongados, facilitando a redistribuição da demanda turística ao longo do ano e sustentando o setor até as festividades do próximo Réveillon.
O Presidente-executivo do Visit Rio, Luiz Strauss, destaca a importância dos feriados para o planejamento do setor turístico e a promoção de viagens de curta duração. “O calendário de 2026 apresenta uma sequência muito positiva de oportunidades para o turismo. Os feriados prolongados e bem distribuídos ajudam a manter a cidade em movimento, equilibrando os períodos de alta e média temporada. Essa dinâmica é benéfica para toda a cadeia produtiva que envolve hotelaria, comércio, bares, restaurantes e serviços de transporte”, afirmou Strauss.
Entre as datas que prometem um maior impacto econômico, destacam-se a Páscoa (3 de abril), o Dia do Trabalho (1 de maio), Tiradentes (21 de abril), Corpus Christi (4 de junho), a Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro). Todas essas datas são prolongadas, e a expectativa é que a taxa de ocupação na rede hoteleira atinja níveis elevados. Juntas, essas ocasiões devem representar mais da metade do faturamento projetado para o ano.
Além dos feriados nacionais, o calendário de 2026 inclui ainda três datas regionais e uma que cai durante o fim de semana: São Sebastião (20 de janeiro), São Jorge (23 de abril) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), além da Proclamação da República (15 de novembro). Durante essas datas, a movimentação será intensamente impulsionada pelos cariocas, que aproveitarão o tempo livre para explorar a cidade, visitar pontos turísticos e participar de eventos culturais, como a agitação dos bares e das praias.

