Ampliação da Rede de Ensino Público no Estado do Rio de Janeiro
A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) anunciou a oferta de 10 mil novas vagas em sua rede de escolas para o ano letivo de 2026. Essa iniciativa visa aumentar a disponibilidade de ensino público de qualidade no estado, refletindo um compromisso com a educação acessível. No total, mais de 85 mil vagas foram distribuídas para escolas de tempo integral, com 67.958 voltadas para o Ensino Médio e 17.337 destinadas às séries finais do Ensino Fundamental, que compreendem do 6º ao 9º ano.
Os candidatos que se inscreveram na primeira fase da matrícula já podem verificar os resultados através dos sites matriculafacil.rj.gov.br ou seeduc.rj.gov.br. A ampla oferta inclui mais de 1.200 escolas em todo o estado, apresentando diversas opções, como Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), interculturais, cívico-militares e de itinerários de formação técnica e profissional.
Nas escolas de tempo integral, os alunos participam de atividades desde o início da manhã até o final da tarde, passando a maior parte do dia na escola. Essa estrutura proporciona um ambiente propício para o aprendizado, onde os estudantes também têm acesso a refeições, contribuindo para um foco maior nos estudos e preparando-os melhor para o mercado de trabalho e para os desafios acadêmicos, como vestibulares e concursos públicos.
Consulta de Resultados e Confirmação de Matrícula
Os resultados da primeira fase da matrícula estão disponíveis para consulta individual. Os candidatos podem acessar o site de matrícula, selecionar a opção ‘Consulte a sua Inscrição’ e verificar sua alocação. Para confirmar a matrícula, o responsável ou o aluno maior de 18 anos deve comparecer à escola entre os dias 19 e 26, portando a documentação necessária, que será listada na Ficha de Conclusão da Inscrição.
Os documentos obrigatórios para a confirmação da matrícula incluem:
- Certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade ou documento equivalente e CPF, se disponível (a original será devolvida no ato);
- Histórico escolar ou declaração da última escola onde o aluno estudou, indicando a série habilitada, ficando o original na escola;
- Carteira de identidade e CPF do responsável legal, caso o aluno tenha menos de 18 anos, com original e cópia;
- Laudo comprovando deficiências declaradas (quando aplicável);
- Comprovante de residência com o mesmo endereço informado durante a inscrição;
- Atestado médico específico para a prática de atividade física de alto rendimento, se a matrícula for em escolas com Ensino Médio Itinerário de Esporte;
- Documentação que comprove vínculo familiar, se o candidato tiver declarado possuir irmão matriculado ou que também está pleiteando vaga na rede estadual para o ano letivo de 2026.
Inovações e Acessibilidade nas Matrículas
Uma novidade deste ano é a implementação de uma ferramenta de acessibilidade no site da matrícula da Seeduc, tornando-se pioneira em todo o país nesse tipo de iniciativa. Essa nova estrutura oferece mais facilidade para a realização das inscrições, facilitando o acesso à educação para todos os estudantes.
Importante ressaltar que os alunos que renovaram suas matrículas não precisam comparecer à escola para confirmar a matrícula. Já aqueles que se inscreveram e não foram alocados na primeira fase da matrícula têm uma nova oportunidade: entre os dias 29 e 1º de fevereiro, poderão acessar o site Matrícula Fácil para se inscrever na rede estadual de ensino em 2026.

