Projeções Atraentes para o Setor Hoteleiro
A primeira prévia da pesquisa sobre ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro para o carnaval de 2024 indica uma média de 73,91% entre os dias 14 e 17 de fevereiro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, conhecido como HotéisRIO.
As regiões que se destacam com as maiores taxas de ocupação durante os festejos são o Centro, com 83,74%; Ipanema/Leblon, com 81,10%; Leme/Copacabana, com 78,80%; Flamengo/Botafogo, com 78,30%; e Barra/Recreio/São Conrado, com 63,90%.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, enfatizou que o carnaval é considerado a principal festividade da cidade, superando o Réveillon em termos de tempo de estadia dos visitantes. “A maior permanência resulta em hotéis lotados e desempenho positivo para a cadeia do turismo, abrangendo bares, restaurantes e shoppings, o que traz benefícios significativos para a arrecadação da cidade”, declarou.
Lopes ainda recordou que o carnaval do ano passado foi marcante, com quase 300 mil turistas internacionais desembarcando no Brasil, a maioria deles vindos da Argentina (41,2%), que elegeram o Rio de Janeiro como seu destino principal. “Para este ano, projetamos um aumento de 18% no número de turistas internacionais e a expectativa é que a ocupação hoteleira atinja níveis semelhantes aos do ano passado, que foram de 98,62%”, concluiu o presidente.

