Processo Seletivo para Professores Temporários no RJ
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou um processo seletivo destinado à contratação de professores temporários, oferecendo até 1.750 vagas para os anos letivos de 2026 e 2027. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 30 de novembro através do site oficial, onde mais detalhes estarão disponíveis: https://abre.ai/candidatodocenteficha.
O edital, publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (dia 19), informa que a seleção será feita por meio de um processo simplificado, compreendendo uma única etapa que será eliminatória e classificatória. Este processo incluirá a avaliação de títulos e experiência prévia dos candidatos como regentes de turmas nos níveis fundamental e médio.
Os valores das remunerações para os cargos de Professor Docente I (18 horas e 30 horas) e Professor Docente II (22 horas) podem ser consultados no Caderno de Remuneração da Secretaria de Estado da Casa Civil, que está disponível no site: https://www.rj.gov.br/gesperj/Caderno_de_Remunera%C3%A7%C3%A3o_.
Distribuição das Vagas
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), as 1.750 vagas serão divididas da seguinte maneira:
- Até 1.500 vagas para Professor Docente I com carga de 18 horas semanais, destinadas aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- Até 200 vagas para Professor Docente I com carga de 30 horas semanais, também para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
- Até 15 vagas para professores atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga de 22 horas semanais, para atender as demandas das Unidades Escolares Indígenas;
- Até 15 vagas para Professor Docente II, com carga de 22 horas semanais, para atuar na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Prisionais e Socioeducativas;
- Até dez vagas para professores com carga de 18 horas semanais, especificamente para as Unidades Escolares Indígenas;
- Até dez vagas para professores com carga de 30 horas semanais, também destinadas às Unidades Escolares Indígenas.
Como Realizar a Inscrição e Convocação
Os candidatos devem indicar o município, a regional e as disciplinas em que desejam concorrer no ato da inscrição. Uma vez realizadas as inscrições, os interessados passarão a compor uma lista classificatória, aguardando convocação conforme a necessidade identificada por parte da Seeduc.
Quando convocados, os candidatos devem comparecer à Coordenadoria de Inspeção Escolar da Regional na data e hora estipuladas, munidos de toda a documentação pessoal e dos comprovantes de formação necessária para as disciplinas em questão. Vale ressaltar que haverá uma nova abertura de inscrições em 2027, no período compreendido entre 1º de fevereiro a 30 de novembro.
Essa é uma excelente oportunidade para quem busca uma colocação no setor educacional e pretende contribuir significativamente para a formação de alunos no Estado do Rio de Janeiro.

