Nova Fase do Programa Gás do Povo
O governo federal deu início, nesta segunda-feira (26), à segunda etapa do Programa Gás do Povo, que visa atender a 203.994 famílias no estado do Rio de Janeiro. O programa, que fornece um vale gratuito para recarga de botijões de gás de cozinha, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME). Nesta nova fase, o programa se expande para famílias em 17 capitais brasileiras.
As capitais que foram incluídas nesta nova fase, que não haviam sido atendidas na primeira etapa realizada em novembro do ano passado, são: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).
A primeira concessão do Gás do Povo ocorreu em novembro de 2025, beneficiando cerca de um milhão de famílias em dez capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Teresina (PI).
Expansão e Impacto do Programa
De acordo com o governo, a iniciativa já conta com aproximadamente 10 mil pontos de comercialização credenciados em apenas dois meses, sendo que uma em cada seis revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo) do país está integrada ao programa. Dessa forma, as famílias atendidas têm acesso a uma revenda a até 2 quilômetros de suas residências, numa estratégia voltada para eficiência logística e presença territorial. A proposta é combater a pobreza energética e facilitar o acesso ao gás de cozinha.
“Esse benefício representa um alívio importante no orçamento das famílias mais vulneráveis, permitindo que os recursos que seriam gastos com o botijão sejam redirecionados para a compra de alimentos ou outras necessidades básicas”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
A previsão é que, até março, o Gás do Povo esteja funcionando plenamente, alcançando 15 milhões de famílias — cerca de 50 milhões de pessoas — em todos os 5.571 municípios do Brasil. O programa também conta com a colaboração da Caixa Econômica Federal.
“É uma política pública que promove dignidade, saúde e segurança alimentar para milhões de brasileiros. Em março, o Gás do Povo estará presente em todos os municípios do país, consolidando-se como o maior programa de promoção do cozimento limpo do mundo”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Critérios de Elegibilidade e Acesso ao Programa
Para se qualificar ao benefício, as famílias devem ser beneficiárias do Bolsa Família, ter pelo menos duas pessoas e uma renda per capita de até meio salário-mínimo. Além disso, é necessário manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, com o CPF do responsável familiar em situação regular, sem pendências como averiguação cadastral ou indício de óbito.
O Palácio do Planalto ressaltou que o custo elevado da recarga e a dificuldade de distribuição em áreas mais distantes têm dificultado o acesso à energia limpa e segura para muitas famílias. “A realidade para muitos era a dependência de alternativas precárias, como lenha, carvão e querosene, que expõem mulheres e crianças a ambientes insalubres, com fumaça tóxica e riscos de doenças respiratórias”, explicou.
Facilidades de Acesso pelo Aplicativo
O aplicativo “Meu Social – Gás do Povo” foi desenvolvido para auxiliar as famílias a verificarem sua elegibilidade, conferirem a situação do vale e localizarem as revendas credenciadas. Também é possível encontrar o telefone e o endereço dos pontos de venda, permitindo que os usuários tirem dúvidas diretamente com os estabelecimentos.
Além disso, existem outras três opções para utilizar o vale, ampliando o acesso ao programa para aqueles que não têm internet ou celular:
- Cartão do Programa Bolsa Família (com chip);
- Cartão de débito da Caixa Econômica;
- Informar o CPF do responsável familiar na maquininha do cartão, a “Azulzinha”, ou no aplicativo “Azulzinha Aproxima” na revenda, e receber o código via SMS.
As famílias também podem esclarecer dúvidas através dos seguintes canais:
- Disque Social 121, do MDS;
- Canal FalaBR, do governo federal;
- SAC CAIXA – 0800 726 0101.

