Evento Promete Ser o Maior Encontro do Setor
O Rio de Janeiro foi selecionado para ser a sede da sétima edição do Sindepat Summit, o principal evento voltado para o setor de parques e atrações turísticas do Brasil. Este encontro acontecerá entre os dias 12 e 14 de maio de 2026, no ExpoRio, e reunirá executivos, fornecedores, investidores e especialistas para debater as diretrizes do mercado de entretenimento e experiências no país.
A programação começará na noite do dia 12 de maio com um coquetel de abertura, destinado a participantes e convidados. Nos dias 13 e 14, a agenda inclui a Plenária e a Área de Exposição, onde serão discutidos temas relevantes como tecnologia, economia da experiência, segurança, inovação e sustentabilidade. Um destaque da plenária será a apresentação do Panorama Setorial – Parques, Atrações e Entretenimento, um estudo que consolidará os resultados do setor no ano anterior.
“A cada edição, o Sindepat Summit tem se expandido, e o Rio de Janeiro é o local perfeito para darmos continuidade a esse crescimento”, afirma Pablo Morbis, presidente do Conselho de Administração do Sindepat. “Estamos prestes a realizar o maior Sindepat Summit em uma cidade que quebrou recordes de visitantes internacionais no ano passado e que teve sua melhor temporada de verão em 2025/2026”, complementa.
Novidades e Oportunidades
Na Área de Exposição, fornecedores terão a oportunidade de apresentar inovações em produtos e serviços voltados ao setor. O evento também destacará o aumento do número de associados internacionais do Sindepat e a expansão do mercado brasileiro de soluções para parques e atrações. Novamente, o evento contará com o Business Hub, um espaço dedicado a reuniões e encontros de negócios, direcionado aos associados e expositores.
“É um grande prazer ver o Summit se firmar como um momento anual onde se encontram os principais atores do nosso setor”, destaca Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat. “O evento voltará a apresentar as tendências para parques e atrações, tanto na plenária quanto na área de exposição, e reforçará as oportunidades de networking entre os participantes, com uma programação noturna cheia de eventos”, acrescenta. “Estamos confiantes de que realizaremos no Rio de Janeiro o maior Sindepat Summit de nossa história”, defende.
Networking e Visitas Técnicas
As oportunidades de networking também se estenderão além do pavilhão, com eventos sociais em locais icônicos da cidade. No dia 15 de maio, a agenda será voltada para visitas técnicas a associados do Sindepat no Rio de Janeiro, como AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, Parque Bondinho Pão de Açúcar e Trem do Corcovado, além de empreendimentos em outras cidades fluminenses.
As inscrições para o evento serão abertas em breve no site oficial, e o Summit já tem confirmados patrocinadores e expositores como Doppelmayr, DOF Robotics, Endurescreens, Fluidra, Grupo WTEC, Itaipu Parquetec, Jeff Ellis, MSV Adventure e Oceano Arquitetura.
O Impacto no Turismo Local
A escolha do Rio de Janeiro como sede do evento coincide com um momento positivo para o turismo na cidade. Em 2025, a cidade atraiu 12,5 milhões de visitantes, sendo 10,5 milhões brasileiros e 2,1 milhões estrangeiros, um aumento de 45% comparado a 2024. Esses visitantes geraram um impacto econômico significativo de R$ 27,2 bilhões, conforme dados do Observatório de Turismo da SMTUR-Rio.

