Expectativas para a NFL Flag no Brasil e Olimpíadas de 2028
A embaixadora global de NFL Flag no Brasil, Gabriela Bankhardt, concedeu uma entrevista à CNN Brasil, onde destacou suas expectativas sobre o crescimento do esporte no país e a perspectiva da participação da seleção brasileira feminina na Olimpíada de 2028, em Los Angeles. Para Gabriela, que é jogadora do time catarinense Desterro Atlantis, ser a representante do flag football no Brasil é uma honra, especialmente como mulher. “É uma grande responsabilidade. Começamos a pensar no impacto que geramos no público mais jovem: o que você diz, fala, consome. Tudo isso foi muito novo, mas também muito divertido”, relatou.
Bankhardt ressaltou que a modalidade possui uma forte presença feminina, com a maioria dos embaixadores globais sendo mulheres. A seleção feminina de flag football do Brasil foi criada em 2012, enquanto a masculina só surgiu em 2021, refletindo um cenário de crescimento e inclusão. “Já estamos há um tempo nessa trajetória, buscando visibilidade. Com a chegada da NFL ao Brasil, fica evidente o quanto os brasileiros apreciam o esporte. É um privilégio fazer parte desse momento; conheço atletas que começaram em 2012 e que dariam tudo para estar nesse explosão do flag”, comentou.
Em 2026, o Brasil terá a oportunidade de sediar o terceiro jogo de temporada regular da NFL, desta vez no Rio de Janeiro, seguindo duas partidas consecutivas em São Paulo, em 2024 e 2025. Essa sequência de eventos tem contribuído para aumentar o interesse pelo flag football no país.
Sobre a participação nas Olimpíadas de 2028, Gabriela acredita que será um desafio significativo devido à limitação de vagas. No entanto, ela menciona que diversas mudanças estão sendo implementadas para garantir que o Brasil tenha uma boa performance na estreia do flag no maior evento esportivo do mundo. “Não será nada fácil, mas a seleção fez mudanças muito grandes, como a contratação de um treinador mexicano e de um ex-jogador da NFL… nossa comissão técnica é muito robusta”, afirmou.
Além disso, Bankhardt enfatiza que a prioridade atual da equipe é o Campeonato Mundial, que ocorrerá neste ano em Dusseldorf, na Alemanha. “Nosso objetivo agora é o mundial de 2026, mas a dificuldade é grande, são 16 dos melhores times do mundo competindo e estamos nesse caminho”, completou.
Super Bowl LX: Uma Rivalidade Icônica
O Super Bowl LX também promete um grande espetáculo, reunindo novamente as equipes New England Patriots e Seattle Seahawks, que se enfrentam pela segunda vez na final da NFL. O jogo será realizado no dia 8 de fevereiro, às 20h30, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia, casa dos San Francisco 49ers. Este reencontro marca 11 anos desde que as duas equipes duelaram no Super Bowl XLIX, onde os Patriots saíram vitoriosos após um polêmico passe interceptado.
Os Patriots, que garantiram sua vaga ao vencer o Denver Broncos por 10 a 7 na final da AFC, retornarão ao Super Bowl pela primeira vez desde 2019. Já os Seahawks conquistaram a vaga ao derrotar o Los Angeles Rams por 31 a 27 na final da NFC, no Lumen Field, mostrando que estão prontos para mais uma grande batalha em busca do título.

