Shakira e Sua Jornada pelo Brasil
Shakira, uma das artistas mais icônicas da música mundial, se apresentará em um show gratuito na famosa Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com expectativa de atrair milhões de espectadores. Mas há cerca de 30 anos, a cantora colombiana estava apenas começando a traçar sua trajetória e buscava expandir seu público na América do Sul, incluindo o Brasil em seu roteiro. O que muitos não sabem é que, antes de lotar grandes estádios e se concentrar nas capitais, Shakira passou por uma fase comum a todo artista que inicia carreira: apresentações em locais surpreendentes.
A conexão de Shakira com o Brasil começou nos primórdios de sua carreira, quando ela realizou longas turnês pelo país e se apresentou em diversas cidades do interior. Confira a seguir uma lista de 10 cidades incríveis do Brasil que tiveram a oportunidade de receber shows da cantora.
1. Maringá/PR
A primeira vez que Shakira se apresentou no Brasil foi em um local de grande relevância. A artista veio para divulgar seu álbum de estreia, “Pies Descalzos” (1995), que gerou o hit “Estoy Aqui”. Sua apresentação no Estádio Regional Willie Davids, em 5 de dezembro de 1996, foi marcante, reunindo cerca de 16 mil fãs nas arquibancadas. Maringá, cidade paranaense com aproximadamente 429 mil habitantes, teve o privilégio de receber a cantora novamente no ano seguinte, em 4 de setembro de 1997, desta vez no Cinema Café.
2. Santo André/SP
Três meses após sua estreia em Maringá, Shakira voltou ao Brasil. Após uma participação no programa H, apresentado por Luciano Huck, ela deu início a uma nova etapa da turnê com um show no Clube Atlético Aramaçan, em Santo André, no dia 2 de março de 1997. O local, que hoje acomoda cerca de 3.590 pessoas, faz parte da Grande São Paulo, onde a cidade conta com uma população estimada em 748 mil habitantes.
3. Campinas/SP
Seis dias após o show em Santo André, Shakira chegou a Campinas para uma apresentação no ginásio do Guarani Futebol Clube, em 8 de março de 1997. O ginásio, que passou por reformas e viu sua capacidade aumentada, recebeu a artista em uma cidade que hoje abriga cerca de 1,1 milhão de pessoas, embora, assim como muitos outros locais mencionados, não tinha a tradição de receber grandes atrações internacionais na época.
4. Caxias do Sul/RS
Dando sequência à turnê, Shakira se apresentou em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 15 de março de 1997. A performance ocorreu no antigo Teatro de Lona durante a tradicional Festa da Uva, reunindo um público que ajudou a cidade, com cerca de 460 mil habitantes, a se destacar como um dos pontos culturais do sul do Brasil.
5. Bagé/RS
Uma semana e três shows depois, no dia 22 de março de 1997, foi a vez de Bagé receber Shakira. A cantora se apresentou no Ginásio Presidente Médici, conhecido como Militão, para um público estimado em 5.000 pessoas em uma cidade com aproximadamente 121 mil habitantes.
6. Uruguaiana/RS
No dia seguinte, em 23 de março de 1997, Shakira seguiu para Uruguaiana, localizada na fronteira com a Argentina. O show ocorreu no Ginásio Municipal, que abrigou cerca de 600 pessoas, em uma cidade com uma população estimada de 117 mil habitantes.
7. Campos do Jordão/SP
Em 29 de março de 1997, Shakira retornou ao Sudeste, se apresentando no Kart Indoor de Campos do Jordão, um local que já não existe mais, mas que na época atraiu um público significativo em uma cidade que conta com cerca de 47 mil habitantes.
8. Uberlândia/MG
A turnê de Shakira pelo Brasil teve uma pausa e voltou com tudo no dia 29 de agosto de 1997, em Uberlândia, durante a 34ª Exposição Agropecuária. O show foi marcado pelo ingresso mais barato da turnê, devido a um acordo do Sindicato Rural que limitou os preços. Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, conta atualmente com 760 mil habitantes.
9. Novo Hamburgo/RS
Após uma passagem pelo Norte e Centro-Oeste, Shakira retornou ao Sul, em 7 de setembro. O show em Novo Hamburgo, que tem cerca de 227 mil habitantes segundo o IBGE, ocorreu na Sociedade Ginástica, um local que comportava aproximadamente 2.300 pessoas.
10. Taubaté/SP
Por fim, Shakira encerrou sua sequência de shows em lugares inusitados no Brasil com uma apresentação em Taubaté, no dia 20 de setembro de 1997. O ginásio da Clube Associação de Taubaté, que comporta 3.000 espectadores, testemunhou a energia contagiante da cantora em uma cidade que atualmente tem 322 mil habitantes.

