Kaynan Lucas Retorna ao Lar Após Desaparecimento
Kaynan Lucas dos Santos, um jovem de 17 anos natural de Nova Serrana, Minas Gerais, foi encontrado na cidade do Rio de Janeiro após quase um mês de desaparecimento. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (1º) pela mãe do adolescente, Elisange Cassimiro Lopes.
De acordo com Elisange, Kaynan conseguiu entrar em contato com ela na última segunda-feira (29), revelando sua localização. Imediatamente, a família se deslocou até o Rio de Janeiro na manhã de terça-feira (30) para buscá-lo, e já retornaram juntos para casa.
“Ele estava muito magro e visivelmente deprimido. Ainda não tivemos a oportunidade de conversar sobre tudo que aconteceu, mas o mais importante é que conseguimos encontrá-lo”, afirmou a mãe, aliviada com o desfecho.
Conforme Elisange, o jovem passou um período em situação de rua na capital fluminense. Neste momento, a família está focada em oferecer acompanhamento ao adolescente, na esperança de compreender melhor as razões que o levaram ao desaparecimento e ao tempo que passou fora do lar.
Contexto do Desaparecimento
Kaynan foi visto pela última vez no dia 5 de dezembro, quando desembarcou na rodoviária de Divinópolis, Minas Gerais. O caso havia sido investigado pela Polícia Civil local.
A família já havia alertado sobre a situação do adolescente, que tinha se mudado recentemente para a comunidade Barretinho, na zona rural de Nova Serrana, para viver com o pai. A mãe do jovem revelou que foi informada do desaparecimento de maneira indireta, através de um telefonema da patroa. “Minha filha, que mora com Kaynan e seu pai, ligou para a minha patroa perguntando se eu e ele estávamos trabalhando mais horas, já que ele não havia voltado para casa e já era quase meia-noite”, detalhou.
No dia seguinte, a patroa se preocupou com a situação, principalmente porque Kaynan fora demitido uma semana antes, informação que tanto o pai quanto a irmã desconheciam, já que o adolescente havia disfarçado a situação, fazendo parecer que continuava empregado.
Com a localização de Kaynan, o caso é considerado encerrado. A família pede agora um momento de privacidade para se readaptar e cuidar do jovem, que enfrentou uma fase difícil.
Aumento de Desaparecimentos em Minas Gerais
Vale destacar que o estado de Minas Gerais tem enfrentado um aumento significativo no número de desaparecimentos, com um crescimento de 26% apenas na cidade de Divinópolis. A maioria das vítimas são homens, o que levanta preocupações sobre as causas e as condições sociais que podem estar contribuindo para essa tendência.
Com o retorno de Kaynan, sua família agora busca reestabelecer a normalidade em suas vidas, oferecendo ao jovem o suporte necessário para sua recuperação emocional e social.

