Iniciativa Promove Leitura nas Escolas
No Rio de Janeiro, a ação Bienal nas Escolas, que leva autores às instituições de ensino das redes municipais e estaduais, gerou um aumento significativo de 25% na procura por livros nas bibliotecas das 11 escolas participantes, em 2025. Este projeto, que se propõe a estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens, faz parte de uma estratégia mais ampla de valorização da cultura e educação.
Com o tema “Um Rio de Histórias”, o projeto busca conectar os estudantes com o universo literário, promovendo encontros com escritores renomados. Este ano, 11 autores participaram, incluindo Thalita Rebouças, Flávia Lins e Silva, e Bia Bedran, proporcionando uma experiência enriquecedora aos alunos. Os encontros não apenas incentivam a leitura, como também oferecem aos jovens a oportunidade de vivenciar a atmosfera da Bienal do Livro, mesmo que de forma local.
Além das interações com os escritores, cada escola recebeu uma caixa com livros para diversificar seu acervo. O evento ainda incluiu atividades lúdicas, que tornaram a experiência mais dinâmica e envolvente. Ao final do encontro, os alunos foram presenteados com pôsteres ilustrados com figuras de pontos turísticos do Rio de Janeiro e ícones da literatura, como Machado de Assis e Ziraldo, reforçando a conexão entre literatura e cultura local.
Impacto da Iniciativa na Comunidade Escolar
Desde a sua criação em 2019, a Bienal nas Escolas já impactou mais de 2 mil alunos com idades entre 9 e 12 anos, estendendo seus efeitos positivos para além do evento. A pesquisa realizada pelos organizadores apontou que a iniciativa está efetivamente mudando a realidade de muitos estudantes, proporcionando acesso à literatura e estimulando a curiosidade.
A ação é fruto de uma parceria entre a GL Exhibitions e o Snel, com o apoio da Light e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, tendo a curadoria da jornalista e pedagoga Carol Sanches. A importância dessa colaboração é evidente, uma vez que amplia o alcance da literatura aos jovens que, de outra forma, não teriam acesso a tais experiências.
Laura Abreu, uma aluna de 11 anos do 6º ano, expressou sua transformação pessoal através da leitura: “Ler abriu horizontes que eu nem imaginava. O primeiro livro que marcou minha vida foi ‘O Bicho Medo’, que me ensinou que não precisamos ter medo das emoções que carregamos por dentro. A leitura faz a gente descobrir novos mundos, aprender mais e olhar as coisas de um jeito diferente. Minha vida já é outra depois que comecei a ler.” Essa declaração reflete o poder transformador que a literatura pode ter na vida dos jovens.
A Literatura como Ferramenta de Transformação
O projeto Bienal nas Escolas não apenas destaca a importância da leitura, mas também facilita o acesso à literatura para todos os estudantes, incluindo aqueles que não puderam comparecer à Bienal do Livro. A diretora do projeto, Tatiana Zaccaro, enfatizou a necessidade de levar a literatura onde as pessoas estão, afirmando que a ampliação da iniciativa e o aumento na procura por livros demonstram seu impacto significativo. “A literatura precisa ir até onde as pessoas estão. A ampliação do Bienal nas Escolas e o aumento na procura por livros mostram o impacto da iniciativa, que transforma realidades e fortalece a escola como espaço de formação de leitores”, ressaltou.

