Avaliação da Candidatura para o Pan 2031
A Comissão de Avaliação da Panam Sports, a principal entidade do esporte olímpico nas Américas, deu início nesta quarta-feira (1º de outubro) a uma visita técnica à candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031. A delegação, composta por cinco membros e liderada pelo presidente da Panam Sports, Neven Ilic, percorrerá as principais instalações esportivas nas cinco zonas de competição planejadas para os Jogos até a próxima sexta-feira, 3 de outubro.
“É uma honra para a Panam Sports estar aqui no Rio de Janeiro e Niterói, uma grande alegria. O objetivo desta visita é reafirmar todas as propostas que as cidades apresentaram em seu dossiê de candidatura. Ao longo destes três dias, analisaremos detalhadamente todo o planejamento, a infraestrutura e a programação preparada. Agradeço às cidades por seguirem esse processo, que será decidido no dia 10 de outubro”, afirmou Neven Ilic.
Estão acompanhando a visita o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, e os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves.
“Estamos muito satisfeitos com a visita da Panam Sports. Conhecemos a capacidade de nossas cidades para realizar grandes eventos esportivos. Trabalhamos arduamente e essa visita será muito benéfica. Temos um projeto colaborativo forte com outros países da América, já que nossas estruturas estão praticamente prontas. Queremos deixar um legado de conhecimento para compartilhar com outras nações. Estou certo de que Rio e Niterói estarão prontos para apresentar um grande espetáculo, como sempre fizemos. Agora, precisamos trabalhar até o final para garantir o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos no dia 10”, declarou o presidente do COB, Marco La Porta.
A programação teve início no Parque Olímpico da Barra, que abriga diversas instalações esportivas já prontas para receber os Jogos Pan-Americanos. O Parque Olímpico está situado na região da Barra e deverá acolher 18 modalidades em 11 instalações já existentes e em uso.
“Estamos muito otimistas, mas é claro que este é um evento esportivo. Os três níveis de governo – as prefeituras do Rio e Niterói, além dos governos estadual e federal – estão unidos para que possamos alcançar essa vitória no dia 10. Acreditamos que Rio e Niterói têm todas as condições para oferecer Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de alta qualidade. O esforço para deixar um legado é algo que gera um impacto significativo”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
O ponto de partida foi o Parque Aquático Maria Lenk, que abriga o Centro de Treinamento do COB, um espaço para a preparação dos atletas de elite do Brasil. A delegação seguiu para o Ginásio Experimental Olímpico Isabel Salgado, o Museu Olímpico do Rio, o Velódromo Olímpico, a Arena Carioca 1 e a Arena Olímpica (Arena Farmasi).
“Estamos trabalhando nesse projeto há algum tempo, ao lado da prefeitura do Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro, e receber a comissão dos Jogos Pan-Americanos é um grande prazer. Nossa candidatura está muito bem estruturada tecnicamente. Já temos uma boa parte da infraestrutura esportiva pronta no Rio e Niterói, e agora teremos um legado de mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Estamos muito confiantes e empolgados. Niterói conta com uma vice-prefeita medalhista olímpica, Isabel Swan, que tem sido uma grande ajuda na preparação da candidatura. Estamos prontos para sediar os melhores Jogos Pan-Americanos da história”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
De volta ao Centro de Treinamento do COB, a Comissão de Avaliação visitou detalhadamente o Centro de Ginástica Artística, com uma apresentação da medalhista olímpica Jade Barbosa, que relembrou a importância dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, como um divisor de águas em sua carreira. Os membros da comissão também conheceram o Centro de Alto Rendimento da organização, que conta com equipamentos de ponta para os atletas do país.
Em seguida, os integrantes da Panam Sports vivenciaram a experiência de usar o BRT até a Estação Jardim Oceânico, aproveitando um dos principais legados urbanos deixados pelos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
Os membros da Comissão de Avaliação da Panam Sports incluem: Neven Ilic, presidente da Panam Sports; Jimena Saldaña, secretária-geral da Panam Sports; Mario Moccia, presidente do Comitê Olímpico Argentino; Dennis Knight, presidente do Comitê Olímpico de São Cristóvão e Nevis; e Sara Rosario, presidente do Comitê Olímpico de Porto Rico.