Iniciativa Educacional em Poços de Caldas
No dia 14 de outubro de 2025, a cidade de Poços de Caldas deu um passo significativo em direção à promoção da cidadania digital e da educação midiática. O Centro de Referência do Professor (CERPRO), em parceria com a Divisão de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, organizou um Estudo Coletivo voltado para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. O evento fez parte da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática, cujo objetivo é refletir sobre as práticas pedagógicas que fomentam a cidadania digital entre os alunos e o letramento digital dos educadores, enfatizando a importância da Inteligência Artificial (IA) no ambiente escolar.
A abertura do evento foi conduzida por Thaís Morgana, coordenadora da Divisão de Tecnologia Educacional, que apresentou uma análise da Educação Digital e das Estratégias Brasileiras para a Educação Midiática (EBEM – MEC 2023). Este documento orientador, estabelecido pelo Governo Federal, visa promover um uso crítico e responsável das mídias no contexto escolar e é complementado por diretrizes que proíbem a utilização de celulares nas aulas.
Leia também: Inteligência Artificial: Transformações no Trabalho e Impactos Moderados no PIB Brasileiro
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Tigrinho na Escola: Apostas se Tornam Presença Comum em Recreios e Salas de Aula
Fonte: olhardanoticia.com.br
Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de Dayane Silva, coordenadora de Tecnologias da Educação e Informação do Instituto Carandá Educação, em São Paulo. Ela abordou o projeto MIDIALIC, que busca aumentar a inclusão de meninas na área da tecnologia por meio da educação midiática e da inteligência artificial. Este projeto já foi reconhecido mundialmente, sendo um dos destaques do programa Fellowship IA+EDU do Google for Education (2024).
Não é à toa que tanto Thaís Morgana quanto Dayane Silva fazem parte de um seleto grupo de cerca de 40 educadores brasileiros com projetos aclamados internacionalmente pelo programa Fellowship IA+EDU. Durante o evento, ambas ressaltaram a relevância do tema, especialmente considerando a proximidade do Dia dos Professores. Elas também discutiram as oportunidades de divulgar os projetos de Poços de Caldas no Mapa Brasileiro da Semana Brasileira de Educação Midiática, que ocorrerá entre 28 e 31 de outubro.
Leia também: Tecnologia na Educação: Debates e Avanços no 3º Encontro do MEC
Fonte: curitibainforma.com.br
Outro ponto alto do encontro foi a apresentação da professora Viviane Miglioranzi, da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira. Ela compartilhou sua experiência pedagógica realizada em 2023 e 2024, focada no “uso de jornais e gêneros textuais” com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esta prática foi considerada uma excelente integração entre letramento midiático, produção textual e protagonismo estudantil, mostrando a importância de envolver os alunos em experiências práticas de aprendizado.
Os participantes também foram agraciados com sorteios de três livros sobre Educação e Tecnologias, um dos quais é coautoria das palestrantes do evento. Thaís Morgana enfatizou que “mais uma vez, Poços de Caldas se destaca como referência em inovação e formação continuada de seus educadores”, ressaltando a importância deste tipo de iniciativa para o futuro da educação na região.