Retorno das Propostas de Bancas para o Concurso de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) reabriu o prazo para o envio de propostas de bancas organizadoras para o concurso destinado à área de saúde. Inicialmente, as propostas deveriam ser entregues até outubro do ano passado, mas a exigência de um curso de formação para o cargo de especialista em gestão da saúde foi retirada. Essa decisão levou a SES RJ a optar por uma capacitação interna para os aprovados, programada para ser realizada pela Superintendência de Educação da Secretaria, ao invés de confiar essa tarefa a uma banca externa.
Devido a essa modificação na exigência para os candidatos, o novo prazo para coleta de preços foi reaberto em janeiro de 2026, permitindo que mais bancas possam participar do processo. Entre as bancas que já estão envolvidas na organização do concurso estão o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), Legalle Concursos, Consulpam, Instituto IBGP, Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) e Consulplan. As propostas poderão ser enviadas até o dia 13 de janeiro.
Impactos na Definição da Banca e Atraso do Edital
A seleção da banca organizadora é um passo crucial para o andamento do concurso, que não ocorre na área de saúde desde 2011. O processo é fundamental para garantir que a instituição escolhida atenda aos requisitos técnicos e financeiros. Somente após a definição da banca é que o edital poderá ser finalizado e divulgado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o cronograma do concurso depende da conclusão desse procedimento. Inicialmente, esperava-se que o edital fosse lançado em dezembro de 2025, mas os atrasos na escolha da banca têm comprometido essa previsão.
“O cronograma dependerá da finalização do processo de escolha da instituição que organizará a banca. Somente após essa definição será possível confirmar as etapas seguintes, incluindo a publicação do edital e o calendário de aplicação das provas”, informou a SES RJ.
Vagas e Requisitos do Concurso Saúde RJ
O concurso autorizado em junho de 2025 pelo governador Cláudio Castro disponibilizará um total de 287 vagas, sendo 226 destinadas à Secretaria Estadual de Saúde e 61 ao Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj). O termo de referência do concurso, que funciona como um guia pré-edital, detalha os cargos, requisitos, salários e estrutura das provas.
As vagas disponíveis são:
- Nível Médio: Assistente administrativo de Saúde – 40 vagas.
- Nível Superior: diversas especialidades, incluindo 28 para enfermeiros, 30 para farmacêuticos, 15 para psicólogos, entre outras posições médicas.
Além disso, o Iaserj oferece vagas para níveis médio e superior, abrangendo funções como técnicos de enfermagem e médicos em diversas especialidades. Uma preocupação importante é que o concurso terá reserva de vagas para pessoas com deficiência e grupos socioeconômicos historicamente marginalizados.
Salários e Estrutura das Provas
Os salários para os cargos variam significativamente: os aprovados para posições de nível médio/técnico receberão cerca de R$ 1.734,35, enquanto os que ocuparem cargos de nível superior poderão ter ganhos de até R$ 6.409,94 como especialista. Além disso, esses valores podem ser aumentados com gratificações e adicionais.
A jornada de trabalho será de 24 horas semanais para a maioria dos cargos, exceto para o especialista em gestão de saúde, cuja carga horária será de 40 horas por semana. O concurso contará com provas objetiva e discursiva, com 70 questões na prova objetiva para os candidatos, sendo divididas entre conhecimentos gerais e específicos.
Para os candidatos de nível médio, as disciplinas incluirão Língua Portuguesa, Políticas Públicas de Saúde e Informática. Já os de nível superior terão também avaliações em disciplinas pertinentes às suas áreas específicas. As provas estão programadas para ocorrer dois meses após a publicação do edital.

