Iniciativa Cultural e Cidadania em Cachoeira do Arari
Fundado em 2008, o Cordão do Galo é uma homenagem ao religioso e pesquisador Giovanni Gallo, reconhecido por sua contribuição à cultura de Cachoeira do Arari e por ser o fundador do Museu do Marajó. Gallo era um defensor da cultura como um meio para geração de renda, fortalecimento comunitário e preservação da identidade marajoara — princípios que ainda guiam o projeto atualmente.
“O Cordão do Galo surge da compreensão de que a cultura é uma ferramenta de cuidado, formação e pertencimento. É um trabalho realizado junto às crianças, suas famílias e ao território local, valorizando os saberes da comunidade”, destaca Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem.
Durante esta semana, o projeto oferece uma rica programação com oficinas de canto, dança, percussão, perna de pau, educação ambiental e economia criativa. Além disso, há vivências artísticas e encontros formativos. A agenda inclui também rodas de conversa sobre os direitos da criança, ações para o empoderamento feminino, um bazar solidário que utiliza moeda social, exibição de filmes e uma reunião pública para debater a gestão de resíduos sólidos na cidade.
Para Ronaldo Silva, também músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, o Cordão do Galo se posiciona como um espaço de troca de saberes entre diferentes gerações. “É uma forma de fortalecer identidades, preservar tradições e garantir que as crianças reconheçam o valor de sua própria cultura, conectando passado, presente e futuro”, salienta.
O evento culminará no domingo (11) com o tradicional cortejo do Cordão do Galo, que percorrerá as ruas de Cachoeira do Arari reunindo crianças, músicos e moradores locais. Este momento será seguido por apresentações musicais e atividades culturais na Praça da Matriz.
Entre as vivências culturais destinadas às crianças, estão as oficinas que incluem canto, dança, percussão, educação ambiental, além de atividades voltadas para as famílias e incentivo à participação comunitária.
As atividades estão programadas para ocorrer no Centro Social e Pastoral Irmã Maria das Neves, onde também haverá momentos como:
- Chá com mulheres, promovendo uma roda de conversa sobre cuidado, escuta e fortalecimento de vínculos, às 15h;
- Bazar solidário com moeda social, às 17h30;
- Exibição do filme “Cine Galo”, que conta a história do Cordão do Galo, às 15h na Prefeitura Municipal;
- Reunião pública para discutir resíduos sólidos no município, a partir das 8h na Praça da Matriz e orla da cidade;
- Atividades de educação ambiental, plantio de mudas e ensaio geral do cortejo, durante todo o dia.

