Fortalecendo a Cultura de Paz nas Instituições de Ensino
Na última terça-feira (04/11), o Ministério Público do Ceará, através do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), promoveu uma formação presencial do projeto ‘Conexões Pacíficas’. O evento ocorreu na sede da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SEDIH) e contou com a participação de conselheiros municipais de educação. Essa iniciativa reforça o compromisso de promover uma cultura de paz, além de estratégias de mediação de conflitos e justiça restaurativa nas escolas públicas do estado.
Entre os presentes, destacaram-se a coordenadora do Caoeduc, procuradora de Justiça Elizabeth Almeida; a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França; e Alekssandra Cavalcante, coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Ceará (UNCME/CE). Todos demonstraram um forte apoio ao projeto e à necessidade de um ambiente escolar mais pacífico.
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Fonte: acreverdade.com.br
No período da manhã, o presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, Renato Pedrosa, conduziu uma capacitação focada em estratégias para combater a violência nas escolas. Ele apresentou planos inovadores que visam transformar a abordagem da educação em contextos desafiadores. Além disso, Virgínia Vilagran, diretora da Escola Matias Beck, compartilhou sua experiência com práticas reconhecidas de Justiça Restaurativa na sua instituição, servindo como um exemplo de sucesso que pode ser replicado em outros locais.
O evento da parte da tarde foi marcado por uma oficina liderada por Nádia de Paula, coordenadora de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz da Sedih. Nádia apresentou metodologias práticas que podem ser adotadas na construção do plano de ação dos conselhos municipais, promovendo assim uma implementação efetiva da mediação nas escolas. O uso de tais metodologias é essencial para a construção de um ambiente escolar mais seguro e justo.
A discussão sobre a cultura de paz nas escolas não se limita apenas a um evento, mas sim a um movimento contínuo que busca transformar a maneira como a educação é percebida e vivenciada. Com ações como essas, espera-se que cada vez mais instituições adotem práticas que priorizem a resolução pacífica de conflitos, contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa.

