Ensaios Abertos na Marquês de Sapucaí
Neste sábado, dia 31, a Marquês de Sapucaí será palco de ensaios vibrantes de quatro renomadas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro: Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. Os amantes do samba terão a chance de vivenciar toda a energia e criatividade que essas agremiações estão preparando para o carnaval, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
A entrada é gratuita, mas os foliões precisam apresentar um ingresso digital, que pode ser retirado previamente pelo aplicativo do Rio Carnaval. Contudo, aqueles que não conseguiram garantir seu ingresso não precisam se preocupar: será permitido o acesso sem cadastro até que as arquibancadas e frisas fiquem lotadas.
Enredos que Prometem Surpreender
Vila Isabel, a tradicional azul e branca, trará para a avenida o enredo intitulado “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. Este desfile homenageia Heitor dos Prazeres, com a autoria dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, além do enredista Vinicius Natal. Esta é uma estreia empolgante para a dupla, que vem da Grande Rio e agora assume os destinos da escola de Martinho da Vila.
Por sua vez, o Salgueiro se apresenta com o tema “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, do bacalhau e do pirata da perna-de-pau”. A escola busca encerrar um jejum de 17 anos sem títulos. No último carnaval, o Salgueiro terminou na sétima posição, acumulando 269,2 pontos e ficando fora do Desfile das Campeãs.
Fusão de Culturas e Ritmos
O Paraíso do Tuiuti promete encantar os presentes com o enredo “Lonã Ifá Lukumí”, que explora a religião Ifá, unindo sons brasileiros e caribenhos em sua melodia. Com isso, a escola visa não apenas apresentar um espetáculo visual, mas também uma reflexão cultural rica e diversificada.
Por fim, a Portela, carinhosamente chamada de Majestade do Samba, apresenta o enredo “O Mistério do Príncipe de Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. Esta apresentação é uma homenagem ao Príncipe Custódio, uma figura emblemática do início do século 20, que destaca a força da ancestralidade negra e a vitalidade da cultura afro-gaúcha, além de sua influência no Batuque.
A Programação do Dias dos Ensaios
Os fãs do carnaval não podem perder a oportunidade de prestigiar esses ensaios que prometem ser repletos de emoção e alegria. A programação, oferecida gratuitamente, é uma excelente maneira de entrar no clima do carnaval e se conectar com as tradições cariocas que tornam esta festa tão especial.

