A Exposição “Entre Rios e Mocambos”
A Galeria Berê, um novo espaço dedicado à arte, instalado no Museu de História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), está exibindo “Entre Rios e Mocambos”. Esta representa a estreia individual do artista quilombola Joelington Rios na cidade do Rio de Janeiro. A mostra reúne um conjunto de obras que criam uma travessia sensível entre diferentes territórios, todos conectados por memória, ancestralidade e formas coletivas de existir e resistir. A curadoria da exposição é assinada por Marcelo Campos e Bruno Oliveira.
Joelington Rios, originário do Quilombo Jamary dos Pretos, localizado no Maranhão, traz em sua arte uma poética que reflete um deslocamento que não implica ruptura. Existe, assim, um gesto de permanência em movimento. Em seu trabalho, os rios surgem como caminhos que transmitem cuidado e continuidade, enquanto os mocambos são apresentados como modos coletivos de habitar, proteger e sustentar a vida.
Reflexões sobre a Arte Quilombola
Rios, de fato, desafia as expectativas sobre a arte quilombola, trazendo uma perspectiva que une suas raízes culturais ao contexto urbano contemporâneo. Com isso, ele possibilita uma nova leitura sobre a experiência afro-brasileira, levando o público a refletir sobre a identidade e as formas de resistência que emergem da ancestralidade. Através de suas obras, o artista convida a todos a realizar um mergulho em sua narrativa, que é também a de muitos outros, na busca de uma identidade que é ao mesmo tempo única e coletiva.

