Desfile das Escolas de Samba Mirins
A nova geração do samba irá brilhar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (20). A festa começa às 17h, com a apresentação de 12 escolas de samba mirins, que irão desfilar pela avenida. Este evento antecede o Sábado das Campeãs do Grupo Especial e reitera a importância das agremiações infantis como um verdadeiro celeiro de talentos para o carnaval carioca.
A abertura ficará por conta da Infantes do Lins, uma escola que desenvolve projetos sociais no bairro de Lins de Vasconcelos, localizado na zona norte da cidade. Através do samba, essa escola utiliza a arte como uma poderosa ferramenta de inclusão e cidadania.
Confira a ordem dos desfiles:
- Infantes do Lins
- Herdeiros da Vila
- Pimpolhos da Grande Rio
- Tijuquinha do Borel
- Estrelinha da Mocidade
- Mangueira do Amanhã
- Aprendizes do Salgueiro
- Sonho do Beija-Flor
- Filhos da Águia
- Crias Imperatriz
- Netinhos do Tuiuti
- Virando Esperança
Entre as escolas mirins, destacam-se aquelas que promovem a formação artística de crianças e adolescentes dentro das grandes escolas do Grupo Especial. Por exemplo, 11 das 12 agremiações que se apresentarão nesta sexta têm relações diretas com instituições tradicionais do carnaval carioca.
A Herdeiros da Vila é ligada à famosa Vila Isabel, enquanto a Pimpolhos da Grande Rio se conecta à renomada escola de Duque de Caxias. A Tijuquinha do Borel, por sua vez, reflete a identidade cultural da comunidade da Tijuca, assim como a Estrelinha da Mocidade e outras.
Além disso, vale ressaltar as contribuições da Mangueira do Amanhã, Aprendizes do Salgueiro, Sonho do Beija-Flor, Filhos da Águia, que é herdeira da Portela, Crias Imperatriz, Netinhos do Tuiuti e Virando Esperança, que nasceu da campeã de 2026, Unidos do Viradouro.
Operação Especial de Trânsito
Com a expectativa de um grande público, a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) implementará uma operação especial para minimizar os impactos na mobilidade na área central da cidade. As interdições no entorno do Sambódromo terão início às 11h da sexta-feira (20). Às 13h, será interditada a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, entre o entroncamento em frente ao prédio da Cedae e a Rua de Santana.
A partir das 15h, novos fechamentos acontecerão na Avenida Presidente Vargas, além de interdições na Avenida Salvador de Sá e em ruas adjacentes, como Frei Caneca e Senhor de Matosinhos. Já à 0h do sábado (21), a pista central da Presidente Vargas será interditada em trechos e em ambos os sentidos, visando garantir a segurança e a fluidez do trânsito durante o desfile.

