A Homenagem à Legado de Helena Guimarães
Helena Guimarães, ex-diretora do Charitas, em Cabo Frio, faleceu no último fim de semana em decorrência de um aneurisma. A notícia pegou a comunidade de surpresa e deixou um vazio no coração dos que admiravam seu trabalho. Durante quase três décadas, Helena liderou a principal casa de cultura da cidade, onde organizou eventos e recebeu artistas, pesquisadores e visitantes de diversos segmentos.
Milton Alencar, vereador e ex-secretário de cultura, expressou sua tristeza ao relembrar a importância de Helena em sua trajetória. “Helena é uma perda irreparável. Durante meu tempo como secretário, ela foi a diretora do Charitas. É difícil imaginar substituí-la, pois ela foi fundamental para a atividade cultural local. O Charitas é um lugar que eu amo até hoje”, afirmou Alencar.
Leia também: Ex-Diretora do Charitas em Cabo Frio, Helena Guimarães, Morre aos 30 Anos de Contribuições Culturais
Leia também: Morre Helena Guimarães, ex-diretora do Charitas em Cabo Frio, aos 30 anos de dedicação cultural
O atual secretário de cultura, Carlos Ernesto Lopes, conhecido como Carlão, também prestou suas condolências e ressaltou o impacto que Helena teve na vida cultural da cidade. “Existem pessoas que deixam uma marca indelével em nossas vidas. Ao longo de mais de 30 anos, ela proporcionou acolhimento e atenção a todos que passavam pelo Charitas. Fico confuso ao saber que não poderei mais compartilhar aquele café da tarde no local que tanto amamos. No entanto, seu legado permanecerá sempre nas raízes da nossa cultura”, escreveu Carlão em suas redes sociais.
A Legado e a Memória de Helena Guimarães
Leia também: Ex-Diretora do Charitas em Cabo Frio, Helena Guimarães, Morre aos 30 Anos de Contribuições Culturais
Leia também: Morre Helena Guimarães, ex-diretora do Charitas em Cabo Frio, aos 30 anos de dedicação cultural
Professor Luiz Antonio Nogueira lembrou do forte vínculo entre Helena e o Charitas, destacando sua importância. “Helena sempre foi sinônimo do Charitas. Ela era uma profissional excepcional, além de ser uma pessoa maravilhosa. Agora, ela virou poeira de estrelas, ou seja, sua essência viverá para sempre”, comentou Nogueira.
A escritora Jaqueline Brum também lamentou profundamente a perda. “Que tristeza! Helena era uma querida, uma pessoa extraordinária! Sempre elegante e gentil… Uma mulher forte, decidida, dedicada e doce. Uma notícia devastadora”, expressou Brum.
No programa matinal desta terça-feira (9), o radialista Amaury Valério recordou que Helena era doadora de órgãos, ressaltando mais uma vez sua generosidade. O velório está previsto para hoje ao meio-dia na capela do cemitério Santa Isabel, seguido do enterro às 16h.

