Comitiva da Panam Sports Avalia Candidatura
A Comissão de Avaliação da Panam Sports, a principal entidade do esporte olímpico nas Américas, deu início nesta quarta-feira (01) à visita técnica que avaliará a candidatura de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A comitiva, composta por cinco membros e liderada por Neven Ilic, presidente da Panam Sports, visitará as principais instalações esportivas nas cinco zonas de competição propostas até a próxima sexta-feira (03).
“É uma honra para a Panam Sports estar aqui no Rio de Janeiro e em Niterói. Estou muito feliz. Durante essa visita, nosso objetivo é reafirmar as propostas apresentadas no dossiê da candidatura. Nos próximos três dias, vamos analisar em profundidade o planejamento, a infraestrutura e a programação feita. Agradeço às cidades por continuarem comprometidas com esse processo, cuja decisão ocorrerá no dia 10 de outubro”, declarou Ilic.
Leia também: Tanízio Sá Pede Urgência em Melhorias para Saúde e Transporte Aéreo no Acre
Fonte: acreverdade.com.br
Leia também: Arthur Lira analisa investimentos em esporte e lazer em Coruripe e propõe novos projetos para o setor
Fonte: alagoasinforma.com.br
A visita conta ainda com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, e dos prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves. Ambos estão otimistas em relação ao potencial da candidatura.
Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, destacou que a cidade tem se preparado intensamente para este projeto. “Estamos trabalhando neste projeto há algum tempo, em parceria com a Prefeitura do Rio e o COB. Receber a comissão da Panam é uma grande satisfação, pois nossa candidatura está bem estruturada. Já temos uma parte significativa da infraestrutura esportiva pronta e, com isso, vamos garantir um legado de mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a região metropolitana do Rio de Janeiro”, afirmou Neves. “Niterói tem a vice-prefeita Isabel Swan, medalhista olímpica, que tem contribuído enormemente na preparação da candidatura. Acreditamos que podemos realizar os melhores Jogos Pan-Americanos da história”, acrescentou.
A programação da comitiva começou no Parque Olímpico da Barra, que abriga diversas instalações esportivas já preparadas para receber os Jogos. O Parque Olímpico está localizado na Barra da Tijuca, com a expectativa de receber 18 modalidades em 11 estruturas já existentes e operacionais.
“Estamos muito otimistas, mas sabemos que a competição é acirrada. Os três níveis de governo — as prefeituras do Rio e Niterói, assim como os governos estadual e federal — estão unidos para alcançarmos essa vitória no dia 10. Acreditamos firmemente que Rio e Niterói estão em posição de entregar Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos com qualidade. O esforço para deixar um legado é algo que impacta profundamente nossa sociedade”, afirmou Eduardo Paes, prefeito do Rio.
O ponto de partida para essa visita foi o Parque Aquático Maria Lenk, onde está localizado o Centro de Treinamento do COB, um importante local de preparação para os atletas de elite do Brasil. Após essa etapa, a comitiva se deslocou para o Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, o Museu Olímpico do Rio, o Velódromo Olímpico, a Arena Carioca 1 e a Arena Olímpica (Farmasi Arena).
De volta ao Centro de Treinamento do COB, a Comissão de Avaliação teve a oportunidade de conhecer em detalhes o Centro de Ginástica Artística, com uma apresentação da medalhista olímpica Jade Barbosa. Ela relembrou a importância dos Jogos Pan-Americanos de 2007 em sua trajetória esportiva, considerado por ela um divisor de águas. Os membros da comitiva também visitaram o Centro de Alta Performance do COB, que conta com equipamentos de última geração disponíveis para os atletas do país.