Interdições e Mudanças no Trânsito no Rio de Janeiro
A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) criou um planejamento especial para o tráfego durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, na Intendente Magalhães, e os megablocos que acontecem no Circuito Avenida Chile Bira Presidente, além de diversos outros blocos ao longo da cidade. Essas medidas visam garantir a segurança e a fluidez nas vias da cidade durante o Carnaval de 2026.
No entorno da Marquês de Sapucaí, as intervenções começaram a ser implementadas para os desfiles do Grupo Especial, que incluem as Escolas Mirins e o Desfile das Campeãs. As datas relevantes são esta segunda-feira, dia 16, terça-feira, dia 17, e sábado, dia 21. Expectativas de grande movimento devem ser observadas, e os motoristas devem estar atentos às alterações.
Para os blocos na Avenida Chile, as interdições ao tráfego de veículos são significativas e vão até às 6h de quarta-feira, dia 18. As ruas afetadas incluem a Avenida Chile, a Avenida Almirante Barroso, a Rua Treze de Maio e a Rua México, todas no Centro da cidade. O alerta é para os condutores que costumam passar por essas vias, pois o trânsito será bastante afetado.
Além disso, na Estrada Intendente Magalhães, onde ocorrem os desfiles das escolas de samba das Séries Prata e Bronze, as interdições iniciam a partir das 16h nas datas de terça-feira, dia 17, sexta-feira, dia 20, e sábado, dia 21. As áreas que estarão sob restrição incluem a Praça dos Lavradores, além das ruas Domingos Lopes, Dinis Barreto, Couto Menezes, Conde de Linhares, Andrade de Araújo, Araçuaí, Cincinato da Silva, Olímpio de Azevedo, Cirilo da Silveira, Jaime Marquês de Araújo, General Fernando Batalha e Anália Franco.
Programação dos Blocos nesta Segunda-Feira
Na Zona Sul, a programação inclui diversos blocos que prometem agitar a cidade. Em Botafogo, o bloco Carvalho em Pé vai se apresentar na Rua Visconde de Caravelas, 14, entre 12h e 16h. Em Copacabana, os foliões poderão aproveitar o Bloco Virtual na Avenida Atlântica, 656, das 9h às 14h, além da Banda Clube Nobre Bairro Peixoto, que se apresenta na Praça Edmundo Bitencourt, 721, no mesmo horário.
Outros blocos na Zona Sul incluem o Estica do Flamengo, na Rua Marquês de Abrantes, das 15h às 19h, e em Glória, o Sargento Pimenta, na Avenida Infante Dom Henrique, 75, das 10h às 14h. O Carrossel de Emoções também promete animar os foliões na mesma avenida, das 15h às 18h.
Em Jardim Botânico, a Rocha da Gávea estará na Rua Pacheco Leão, 20, das 10h às 14h, enquanto no Leblon, o bloco Corre Atrás estará na Avenida Delfim Moreira, 1111, das 9h às 13h, seguido pelo Império da Cruzada, que se apresenta na mesma via, das 15h às 18h. No Leme, o Turbilhão Carioca vai levar alegria à Praça Almirante Júlio de Noronha, das 13h às 18h.
Santa Teresa também recebe blocos, como o Bafo da Onça, na Rua Monte Alegre, 306, das 12h às 15h, e Aconteceu, na Rua Almirante Alexandrino, 89, das 17h às 20h. Em São Conrado, o bloco Fica Comigo se apresenta na Avenida Prefeito Mendes de Morais, 808, das 10h às 15h. Na área central, vários blocos como Que Pena Amor, Vem Cá Minha Flor e InsanaRJ irão agitar a Praça Tiradentes e arredores, em horários variados ao longo do dia.
No contexto da Zona Norte, o bloco Tudo Bom, em Bangu, estará na Rua Figueiredo Camargo, 351, das 16h às 18h. Já o Grilo de Bangu promete alegrar as ruas na Rua Francisco Franco, 314, com apresentações das 20h às 22h. Em Grajaú, o Balanço do Jamelão se apresenta na Rua Rosa e Silva, 19, das 18h às 22h. Na Zona Oeste, o Banda do Riviera estará na Rua Rosalina Brand, 200, das 17h às 19h, e o bloco Tigre do Coqueiro, em Pedra de Guaratiba, na Rua Barros de Alarcão, 283, das 19h às 21h.
Portanto, o carnaval de 2026 no Rio de Janeiro promete ser uma festa cheia de diversão, mas também de desafios no trânsito. Motoristas e foliões devem estar atentos às mudanças e aproveitarem a festa com responsabilidade.

