A Importância da Leitura Reconhecida
O Pontão de Cultura Livro, Leitura e Literatura AbraPalavra, referência em ações voltadas para a leitura e produção cultural, foi indicado como finalista do Prêmio Jabuti 2025, na categoria Fomento à Leitura. Considerada a mais relevante premiação literária do Brasil, essa indicação sublinha a relevância do trabalho desempenhado pela entidade, que busca consolidar a leitura como um direito humano, uma prática social e uma política pública.
Reconhecido pela Política Nacional de Cultura Viva, que é coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), o Pontão AbraPalavra, com sede em Belo Horizonte (MG), atua em todo o território nacional. Desde a sua fundação em 2011, pelos artistas e pesquisadores Aline Cântia e Chicó do Céu, o projeto tem se dedicado a desenvolver ações de mapeamento, mobilização e formação cultural, envolvendo pontos de cultura, bibliotecas comunitárias e coletivos literários de várias partes do Brasil.
“Ser finalista do Prêmio Jabuti é um reconhecimento simbólico e histórico. Nosso trabalho parte da convicção de que a literatura é vínculo, afeto, prática cotidiana, política cultural e futuro compartilhado. Essa conquista pertence a toda a rede Cultura Viva e a quem acredita no poder transformador da palavra”, destacou Aline Cântia, que é fundadora e presidente do Instituto.
Parceria com o Ministério da Cultura
Leia também: Nomes Confirmados na 11ª Bienal Internacional do Livro: Descubra os Autores Participantes
Fonte: alagoasinforma.com.br
Desde 2024, o AbraPalavra tem desenvolvido uma parceria estratégica com o Ministério da Cultura, com o objetivo de articular e fortalecer a Cultura Viva na área de Livro, Leitura e Literatura. O projeto integra a rede de 42 Pontões de Cultura selecionados no Edital nº 09/2023, que inclui 27 estaduais/territoriais e 15 nacionais/temáticos, atuando em conjunto com pontos de cultura de todo o país.
Entre as principais ações promovidas pelo AbraPalavra, destacam-se o mapeamento e diagnóstico da rede Cultura Viva, a formação de Agentes Cultura Viva — voltada para jovens de 18 a 24 anos — além de capacitações em mediação de leitura e escrita literária. O objetivo é criar conteúdos e eventos que aproximem a literatura da vida cotidiana, democratizando o acesso e valorizando a bibliodiversidade no Brasil.
De acordo com João Pontes, diretor da Política Nacional de Cultura Viva, “o Pontão de Cultura AbraPalavra desempenha um papel fundamental na política cultural do país, ao articular experiências comunitárias que fortalecem o direito à expressão e à imaginação a partir da leitura e da contação de histórias. Sua atuação enriquece os repertórios culturais, fomenta o pensamento crítico e contribui para a formação de uma consciência cidadã sólida, enraizada nos territórios”.
Sobre o Prêmio Jabuti
Instituído em 1958, o Prêmio Jabuti é o mais tradicional e renomado reconhecimento do cenário literário brasileiro. A premiação valoriza obras, projetos e iniciativas que ajudam a fortalecer a leitura, a literatura e a cadeia produtiva do livro no Brasil. Ser indicado ao Jabuti representa um marco significativo para qualquer entidade ou projeto que atue em prol da literatura e da formação de leitores, consolidando ainda mais a importância da leitura como um pilar fundamental da cultura.