Uma Iniciativa Para Avançar na Qualidade
O Hospital Universitário da UEL (HU-UEL) está implementando um Programa de Melhoria Contínua, iniciado em 2024 com a colaboração da equipe de Enfermagem. O objetivo central desse programa é uniformizar o método de análise de indicadores, estabelecendo estratégias que buscam aprimorar tanto os resultados assistenciais quanto os gerenciais.
No ano seguinte, em 2025, o Escritório de Qualidade passou por uma significativa reestruturação que incluiu a renovação de lideranças e a redefinição de escopo, visando o aprimoramento dos processos de trabalho. Essa nova estrutura tem contribuído para fortalecer a gestão baseada em resultados, melhorar a integração entre os setores e promover uma cultura de melhoria contínua dentro da instituição.
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Fonte: olhardanoticia.com.br
Um dos destaques dessa iniciativa é o desenvolvimento do Dashboard Gerencial e de Melhoria Contínua, elaborado na plataforma Looker Studio e disponível na Intranet. Essa ferramenta tem como finalidade consolidar indicadores assistenciais e de gestão em um formato padronizado, oferecendo uma análise integrada que é guiada por dados. A expectativa é que, a partir de 2026, todas as áreas utilizem esse painel para embasar as Reuniões de Análise de Resultados e Planejamento de Ações, seguindo o método PDSA (Planejar, Executar, Estudar e Agir) como referência para um acompanhamento sistemático das melhorias.
Com o lançamento do Programa, o HU-UEL pretende que todas as áreas da instituição definam e acompanhem os seus indicadores estratégicos. Isso irá fortalecer a autonomia, a responsabilidade gerencial e a capacidade analítica das equipes, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e proativo.
Ainda dentro das ações implementadas, foi criada a Comunidade Qualidade HU-UEL, um espaço digital colaborativo que visa o aprendizado, a integração e o protagonismo institucional. “Nosso papel é agir de maneira estratégica e intermediária entre as diferentes áreas, garantindo um alinhamento metodológico e apoiando a construção de metas que estejam diretamente ligadas aos processos de trabalho. Quando aprimoramos nossos processos, automaticamente melhoramos nossos resultados. Esse é o nosso foco central na melhoria contínua”, destacou Fernanda Moreno, que lidera o Escritório de Qualidade do HU.
Por meio dessas ações, o Escritório de Qualidade está contribuindo para o amadurecimento do modelo gerencial da instituição. Isso reafirma o compromisso do HU-UEL com uma gestão analítica, participativa e fundamentada em evidências, onde cada setor tem clareza sobre seus resultados, pode propor melhorias e atua de maneira estratégica, sustentável e em conformidade com as melhores práticas de qualidade hospitalar.

