Encontro promove diálogo no setor museal
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) realizam, no dia 28 deste mês, mais uma edição do Programa (re)CONEXÕES. O evento acontece presencialmente a partir das 10h no Museu de Favela (MUF), localizado em Ipanema.
A iniciativa é direcionada a uma ampla gama de participantes, incluindo profissionais de museus, representantes de pontos de memória, coletivos culturais, estudantes e agentes públicos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local no dia do evento ou antecipadamente pelo site do Fórum Nacional de Museus. Para isso, os interessados devem preencher um formulário online, selecionando a região e a edição do evento (re)CONEXÕES da qual desejam participar.
Este encontro se destaca pela sua importância estratégica no fortalecimento das políticas públicas dedicadas ao setor museal. As discussões estão divididas em três Grupos de Trabalho (GT): GT 1 – Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); GT 2 – Implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS); e GT 3 – Normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
A Superintendente de Museus da SececRJ, Lucienne Figueiredo, destaca que “este espaço constitui-se como um ponto de encontro, diálogo e construção coletiva, reunindo profissionais de museus, estudantes, gestores, pesquisadores e representantes de instituições museológicas de todo o Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de refletir e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas do campo museal”.
Esta será a segunda edição do (re)CONEXÕES no estado. A primeira edição aconteceu no Museu de Arte do Rio (MAR), em maio de 2024, e contou com a participação de mais de 120 pessoas, promovendo debates em torno do Plano Nacional Setorial.
A continuidade do debate nacional
A edição de 2025 do (re)CONEXÕES envolve todos os estados do Brasil, dando continuidade ao processo participativo de escuta e construção coletiva de diretrizes para o setor museal. A proposta é consolidar iniciativas estruturantes do Ibram, como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS); e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
Essas ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, que foi aprovado em novembro de 2024 durante o 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza. O objetivo é garantir um setor museal mais democrático, colaborativo, sustentável e representativo da diversidade cultural brasileira.
Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “o (re)CONEXÕES é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”. Com isso, o evento se caracteriza não apenas como um momento de troca de ideias, mas também como um passo importante para a construção de um panorama mais inclusivo e dinâmico no cenário museológico do país.

