Iniciativas de Conscientização em São Pedro da Aldeia
Como parte das ações do “Agosto Lilás“, um mês dedicado à conscientização sobre a violência contra a mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia está promovendo uma intensa programação, repleta de atividades informativas e mobilizações comunitárias. Essa iniciativa, coordenada pelas Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Segurança e Ordem Pública, busca sensibilizar a população para a importância do enfrentamento à violência doméstica.
Leia também: Violência Contra a Mulher no Rio de Janeiro: Números Alarmantes Revelados pelo Anuário de Segurança Pública 2025
A programação teve início nesta quinta-feira (7), às 8h30, com a realização da Sala de Espera sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), no CRAS São João. Na sequência, às 9h, ocorreu a Blitz Patrulha Maria da Penha e o Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), que se realizou em frente à Casa do Artesão, no centro da cidade. Além disso, uma roda de conversa, abordando a temática do Agosto Lilás, foi promovida no CRAS Porto da Aldeia, contribuindo para a troca de experiências e informações entre os participantes.
O principal objetivo da campanha é aumentar a conscientização sobre a prevenção da violência doméstica e familiar, além de reforçar os canais de apoio disponíveis para as vítimas. As atividades incluem blitz informativa, rodas de conversa, salas de espera temáticas, panfletagens e uma caminhada simbólica, todas voltadas à valorização da mulher e à divulgação da Lei Maria da Penha (11.340/2006).
Leia também: Violência Contra a Mulher no Rio de Janeiro: Números Alarmantes Revelados pelo Anuário de Segurança Pública 2025
A seguir, confira a programação completa das atividades programadas para o mês de agosto:
- 07 de Agosto
- 8h30 | Sala de espera sobre a Lei Maria da Penha (11.340/2006) no CRAS São João;
- 9h | Blitz Patrulha Maria da Penha e CEAM em frente à Casa do Artesão, no Centro;
- 9h | Roda de conversa sobre o Agosto Lilás no CRAS Porto da Aldeia
- 08, 11, 12 e 13 de Agosto
- Sala de espera sobre a Lei Maria da Penha no CRAS São João;
- 15 de Agosto
- 9h | Ação “Maria da Penha vai à Feira” – Panfletagem do CEAM e Patrulha Maria da Penha na Feira Livre Municipal;
- 21 de Agosto
- 14h | 1º Seminário de Enfrentamento à violência contra a mulher na Câmara Municipal;
- 26 de Agosto
- 10h30 | Roda de Conversa sobre a Lei Maria da Penha no CRAS São João;
- 29 de Agosto
- 9h30 | Roda de Conversa sobre Violências Domésticas no CRAS Balneário;
- 30 de Agosto
- Caminhada Lilás – 3ª Caminhada pelo Fim da violência contra a mulher (use blusa branca ou lilás).
A concentração para a caminhada será às 8h, com alongamento e aula de dança conduzida pela professora Sandra Fernandes na Praça Hermógenes Freire da Costa, seguida pela caminhada às 9h. As ações refletem um esforço conjunto para promover um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as mulheres da comunidade.