Oficina de Direitos Humanos em Cabo Frio
O Coletivo “Olhar da Perifa”, reconhecido oficialmente como Ponto de Cultura pelo Estado do Rio de Janeiro e pelo IBRAM, dará início à sua segunda edição no dia 25 de setembro. A atividade, intitulada “Direitos Humanos – Conhecendo seus Direitos”, ocorrerá na Biblioteca situada na parte superior do CIEP 458 – Hermes Barcelos, no bairro Jardim Esperança, Cabo Frio-RJ.
Leia também: Cabo Frio Lança Segunda Edição do Projeto ‘Olhar da Perifa’ com Enfoque em Direitos Humanos
A oficina será conduzida pelo advogado Guilherme Teixeira, que preside a Comissão de Promoção da Igualdade Racial da 20ª Subseção da OAB Cabo Frio e Arraial do Cabo. Guilherme enfatiza a relevância da proposta: “Neste curso, iremos explorar de forma prática e acessível os fundamentos dos Direitos Humanos, abrangendo também o Direito Constitucional e o Direito Penal. O objetivo é mostrar como esses temas se inter-relacionam no cotidiano dos jovens. Vamos discutir dignidade, igualdade, cidadania, além de direitos e responsabilidades, sempre utilizando exemplos reais para incentivar a participação ativa e a formação de uma consciência crítica”.
A fotógrafa Thammy Carvalho, idealizadora do projeto, compartilha que incluir essa oficina atende a um desejo antigo e se inspira no programa federal “Juventude Negra Viva”. Ela ressalta que cada participante receberá um exemplar da Constituição Federal. “Estamos abordando Direitos Humanos com jovens que muitas vezes não têm acesso à Constituição. São jovens da periferia que, por serem negros, enfrentam abordagens diárias. Eles conhecem seus deveres, ensinados desde pequenos, mas quantos realmente compreendem seus direitos? Este curso vai além da teoria, é uma ferramenta essencial para a sobrevivência”, afirma Thammy.
Leia também: Cabo Frio Lança Segunda Edição do Projeto ‘Olhar da Perifa’ com Enfoque em Direitos Humanos
As aulas terão lugar todas as quintas-feiras, das 19h às 20h30. A partir do próximo sábado (20), jovens de 15 a 22 anos poderão se inscrever pelo link que será divulgado em breve nas redes sociais do projeto.
Além da oficina de Direitos Humanos, a terceira edição do projeto incluirá a montagem de um acervo histórico sobre a escravização africana na Região dos Lagos, além de palestras, oficinas de graffiti e fotografia. As datas para as inscrições serão anunciadas em breve, tanto na imprensa quanto nas redes sociais.
Leia também: Projeto ‘Olhar da Perifa’ Lança Segunda Edição com Oficina de Direitos Humanos em Cabo Frio
O andamento do projeto foi viabilizado por meio do edital Pontos de Cultura do município de Cabo Frio, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Ministério da Cultura. Esta iniciativa não apenas promove a educação em Direitos Humanos, mas também busca fomentar a consciência crítica entre os jovens da comunidade.