Retomada do Green School: Um Novo Capítulo para a Educação Sustentável
Na tarde dessa quinta-feira (18), a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde se reuniu com líderes empresariais para discutir os planos de reinício do Projeto Green School em 2026. Com foco na formação de competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio do futuro, essa iniciativa promete impactar a vida educacional dos alunos municipais.
Essa ação faz parte do InPacto Lucas, um marco em Mato Grosso, sendo o primeiro pacto municipal pela inovação. O objetivo central é criar um ecossistema colaborativo que une quatro pilares: poder público, instituições educacionais, empresas e a sociedade civil.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou a importância do Green School, que teve seu início em 2024. Segundo ela, o projeto foi fundamental para a formação de jovens, especialmente os alunos do nono ano do ensino fundamental. “A proposta é que os estudantes se familiarizem com temas como agronegócio, sustentabilidade, empreendedorismo, educação financeira e construção de projetos de vida. O intuito é mostrar para esses jovens o potencial de Lucas do Rio Verde, para que possam se desenvolver aqui e escolher suas profissões e cursos mais alinhados aos seus interesses”, explicou a secretária.
A reunião também contou com a participação de ex-alunos do projeto, como Erick Hoffman e Heykon Alves, que compartilharam como suas vivências no Green School influenciaram suas trajetórias profissionais.
Erick, por exemplo, relatou: “Morei muitos anos em fazenda e sempre tive uma paixão pela agronomia. Ao chegar a Lucas e conhecer o curso oferecido, meu interesse só aumentou, o que me motivou a continuar a estudar e buscar evolução. Atualmente, trabalho em um laboratório agronômico, focado em solos e germinação de sementes. Os conhecimentos que adquiri no projeto foram fundamentais para o começo da minha carreira”.
Em 2024, mais de 40 alunos das escolas municipais Eça de Queirós e Olavo Bilac formaram a primeira turma do Green School, participando de um total de 24 encontros no contraturno escolar. As atividades foram divididas em três trilhas formativas: Agronegócio e Sustentabilidade; Empreendedorismo e Inovação; e Projeto de Vida.
Para o ano de 2026, a Secretaria Municipal de Educação planeja retomar o Green School no primeiro semestre, com a oferta de duas turmas, uma na parte da manhã e outra à tarde, com um total de 25 vagas cada. Essa retomada demonstra o compromisso da gestão municipal em fortalecer a formação pessoal e profissional dos estudantes, preparando-os para os desafios do futuro e para o desenvolvimento de carreiras promissoras.

