Evento Promove Intercâmbio de Práticas em saúde mental
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São Pedro da Aldeia marcou presença no I Seminário de Boas Práticas de Saúde Mental da Infância, Adolescência e Juventude, que aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O seminário reuniu especialistas, gestores públicos, profissionais da saúde e representantes de várias regiões do estado, visando fortalecer as políticas públicas e promover um intercâmbio de experiências positivas no cuidado integral a crianças, adolescentes e jovens.
Com uma programação recheada de mesas temáticas e debates, o evento teve como foco o aprimoramento das práticas de saúde mental nos diversos territórios do estado. O município foi representado por figuras importantes na área, como a assessora especial da Saúde Mental, Rosemary Calazans, a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Nogueira Antum Gomes, e as psicólogas Fabiana Castro, Stefany Camacho de Oliveira Joia e Jackeline Andrade Barbosa da Silva.
Leia também: 1ª Corrida Ipasgo Saúde: Mais de 1.200 Pessoas Celebram Saúde Mental e Bem-Estar
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: Pressão por Retorno ao Presencial: Crises de Saúde Mental e Vigilância Digital em Foco
Fonte: rjnoar.com.br
Organizado pela Superintendência de Atenção Psicossocial e Populações em Situação de Vulnerabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o seminário contou com a participação do Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ) na mesa de abertura, representado pelos conselheiros Renato Fernandes e Eliana Santos.
Um dos pontos altos do seminário foi o lançamento do ebook “Histórias da Atenção Psicossocial no Estado do Rio de Janeiro — Narrativas da Clínica da Atenção Psicossocial para Crianças, Adolescentes e Jovens”. Esta obra reúne 124 relatos de práticas, trajetórias e experiências desenvolvidas nos serviços de saúde das nove regiões do estado. São Pedro da Aldeia ganhou destaque ao apresentar cinco iniciativas bem-sucedidas, evidenciando a qualidade do trabalho realizado na área.
Dentre as experiências apresentadas estão “Capsianos, Não Estamos Sozinhos”, de Jaqueline Paula de Souza Fernandes, Fabiana Castro, Sunamita Gomes da Soledade e Suelen Flores; “Ressignificar: Grupo Terapêutico para Crianças Vítimas de Violências”, de Jéssica Alana da Silva Santos; “Cuidado em Liberdade e Política Antimanicomial: Avanços na Garantia de Direitos para a Juventude a partir da Resolução CNJ nº 487/2023”, assinado por Renata Nogueira Antum Gomes, Rosemary Calazans Cypriano e Fernanda Rodrigues da Guia; “Cineclube Terapêutico: Adolescentes em Cena”, de Stefany Camacho de Oliveira Joia e Jackeline Andrade Barbosa da Silva; e “Prática Ampliada de Cuidados no Território”, de Sheila Cristina de Oliveira Gomes.
Renata Nogueira Antum Gomes, coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, compartilhou sua experiência: “O I Seminário de Boas Práticas em Saúde Mental da Infância, Adolescência e Juventude reafirma a potência do trabalho desenvolvido cotidianamente pela Rede de Atenção Psicossocial de São Pedro da Aldeia. O fato de todos os serviços da RAPS do município terem tido trabalhos aprovados para publicação evidencia não apenas a qualificação técnica das equipes, mas, sobretudo, o compromisso ético e político com o cuidado em liberdade, territorial e integral”, comentou.

