Educação Ambiental em Foco
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), promoveu o seminário intitulado “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”. A iniciativa, que celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental, ocorre todo 26 de janeiro, e o evento deste ano foi realizado no dia 29 de janeiro, no auditório da Ciência, localizado na sede do Inpa. O seminário reuniu palestras e painéis de renomados especialistas, tanto locais quanto de outras partes do Brasil.
O secretário em exercício da Semmas, Elton de Oliveira, enfatizou a relevância desse momento para valorizar a Educação Ambiental. “Parabenizo toda a equipe da Semmas, que diariamente se dedica a conscientizar a população sobre a importância de respeitar o meio ambiente. Para garantir um futuro sustentável, é fundamental cuidarmos da natureza desde agora”, ressaltou o secretário, destacando a importância da ação coletiva.
Durante o evento, o diretor do Inpa, professor e doutor Henrique dos Santos Pereira, apresentou a palestra de abertura com o tema “Educação Ambiental como Estratégia de Enfrentamento ao Negacionismo Ambiental e Climático na Amazônia”. Essa abordagem se fez necessária, considerando os desafios enfrentados na conscientização sobre questões ambientais na região. Após a palestra, foi realizado um painel virtual que contou com a participação de dois especialistas nacionais. O doutor Marcos Sorrentino, do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e a professora Maria Henriqueta Raymundo, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA) e da Plataforma MonitoraEA, discutiram “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Brasil”.
O seminário prosseguiu com o painel sobre “Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”, que teve a participação de Edilene Barbosa, representante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (CIEA-AM). Em seguida, o professor Arone do Nascimento Bentes, subsecretário de Gestão Educacional da Semed, e Eriany da Silva Paiva Souza, diretora do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, discutiram “O Estado da Arte da Educação Ambiental em Manaus”, abordando as iniciativas locais e os desafios a serem superados.
A última palestra do seminário foi conduzida pela professora doutora Genoveva de Azevedo, do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Inpa (Lapsea/Inpa), e pela professora doutora Luiza Magalli Pinto Henriques, Coordenadora-Geral do CGEE. O tema abordado foi “Construindo o Mapa do Caminho da Educação Ambiental no Amazonas”, uma proposta que visa sistematizar e direcionar ações futuras na área.

