Autorização do Ministério da Saúde
O estado do Amazonas acaba de receber a autorização do Ministério da Saúde para a realização de transplantes de fígado, especificamente no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. A habilitação foi oficializada na portaria nº 3.331, divulgada na última segunda-feira (20). Este passo representa um avanço significativo na oferta de procedimentos de alta complexidade através da rede pública estadual.
A inclusão do Amazonas no grupo de estados autorizados a realizar transplantes de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um feito importante. O Hospital Delphina Aziz, reconhecido como referência em atendimento de média e alta complexidade na região Norte do Brasil, será responsável pela realização dessas cirurgias tão essenciais.
O governador Wilson Lima expressou entusiasmo com a nova autorização, afirmando: “O Ministério da Saúde acaba de publicar a autorização para que possamos fazer o transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz. Nossas equipes já estão preparadas para fazer o primeiro transplante com o padrão Delphina que estamos levando para toda a rede estadual.”
Leia também: MinC Marcando Presença no Encontro de Gestores Culturais do Amazonas
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Preparativos e Estruturas Necessárias
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a estrutura do hospital já está adequada para a realização do procedimento. O Delphina Aziz conta com equipes multidisciplinares especializadas, centros cirúrgicos modernos e suporte completo de UTI, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes durante todo o processo.
Nos últimos meses, o governo do estado se dedicou a preparar todas as condições necessárias para viabilizar os transplantes de fígado. Esse trabalho incluiu a revisão dos fluxos internos da rede de saúde, a atualização dos estoques de sangue e hemoderivados, além do fortalecimento da captação de doadores e a pactuação de protocolos entre hospitais públicos.
Pronto para o Primeiro Transplante
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que o Hospital Delphina Aziz está totalmente preparado para iniciar os transplantes assim que um doador estiver disponível. “Já iniciamos há meses o ambulatório hepático. Temos pacientes cadastrados na fila de transplantes, protocolos definidos, insumos disponíveis e equipe qualificada. Com a habilitação publicada, estamos prontos para realizar o primeiro transplante assim que surgir a oportunidade”, comentou.
Histórico de Transplantes no Amazonas
Vale ressaltar que o Amazonas já realiza outros tipos de transplantes, como o de rim e córnea, além de implantes cocleares. Desde 2019, o estado contabiliza cerca de 631 transplantes de córnea. Somente neste ano de 2023, foram realizados 223 transplantes renais e mais de 80 implantes cocleares, um aumento significativo de três vezes na média de procedimentos em comparação a 2022, quando os pacientes precisavam do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
O avanço na realização de transplantes no estado é um reflexo do comprometimento das autoridades de saúde em expandir o acesso a tratamentos complexos, melhorando a qualidade de vida de muitos cidadãos. A expectativa é que, com a nova autorização, mais vidas possam ser salvas e transformadas através do transplante de fígado.