Um Verão Quente à Vista
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 12h03 (horário de Brasília) deste domingo, dia 21, e o Rio de Janeiro já se prepara para um clima escaldante, com temperaturas que podem chegar até 32ºC. Segundo previsões da Climatempo, a nova temporada promete ser significativamente mais quente do que a média dos últimos verões e, para surpresa de muitos, também será mais seca, com um volume de chuvas menor em comparação aos anos anteriores em diversas regiões do estado.
A meteorologista Hana Silveira, da Climatempo, explica que a frequência de fenômenos climáticos, como frentes frias, corredores de umidade e as Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), será reduzida durante a estação, resultando em chuvas irregulares. “A chuva que podemos esperar virá principalmente da combinação de calor e umidade, mas a irregularidade será a marca registrada deste verão”, afirmou.
Chuva Irregular e Calor Persistente
No que diz respeito às chuvas, a cidade do Rio de Janeiro poderá registrar precipitações dentro do padrão esperado para a estação, mas a realidade é diferente para a maior parte do estado. As regiões do Norte e Noroeste Fluminense devem vivenciar uma redução significativa no volume de chuvas, enquanto as cidades do Sul do estado podem experimentar um aumento nas pancadas.
Ainda de acordo com a meteorologista, a previsão é clara: “O verão é tradicionalmente uma época de calor intenso no Rio, e este ano não será exceção, especialmente devido à baixa frequência dos sistemas meteorológicos mais importantes que costumam influenciar o clima nesta época”.
Expectativa para os Próximos Dias
No primeiro dia do verão, o cenário inclui a possibilidade de chuvas esparsas no período da tarde e da noite. Contudo, a partir de segunda-feira, dia 22, um sistema de alta pressão deverá estabilizar as condições climáticas na capital fluminense, promovendo um aumento contínuo das temperaturas. A expectativa é que na terça-feira, dia 23, o termômetro chegue aos 37ºC.
O calor não dará trégua nem durante o Natal, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de dezembro, com previsões de temperaturas elevadas, confirmando a tendência de um verão escaldante em todo o estado.

