Reconhecimento ao trabalho integrado contra a fome em Belford Roxo
Na última quarta-feira (24/06), Belford Roxo recebeu a visita da nutricionista Heloyze Fonseca, Analista de Políticas Públicas do Instituto Comida do Amanhã, parceiro do Ministério do Desenvolvimento e assistência social, Família e Combate à Fome (MDS). O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e reuniu o secretário municipal Diogo Bastos, a secretária de Educação Sheila Boechat, representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, conselheiros municipais e equipe do Departamento de Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional.
Rede de Mãos Dadas: estratégia que une secretarias
Durante a reunião, Diogo Bastos destacou o projeto Rede de Mãos Dadas, iniciativa que ele ajudou a idealizar e que promove a atuação conjunta das secretarias municipais. “Essa integração intensifica as políticas públicas e beneficia diretamente a população. Segurança Alimentar vai além de um prato de comida, dependendo do planejamento conjunto de todas as áreas”, afirmou o secretário. Esse enfoque intersetorial tem sido fundamental para ampliar o alcance das ações contra a fome e a insegurança alimentar no município.
Educação e alimentação: parceria que transforma vidas
Para a secretária Sheila Boechat, o trabalho integrado entre Educação e Assistência Social tem sido motivo de orgulho. Ela ressaltou que a oferta de refeições saudáveis possibilitou a implementação do Projeto Letras que Acolhem, desenvolvido em parceria com a Semasc. “Enquanto a Assistência Social acolhe e oferece alimentação no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), a Educação alfabetiza essas pessoas”, explicou. Após o curso, os participantes são encaminhados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), preparando-os para o mercado de trabalho.
Leia também: Capacitação em Proteção Social fortalece assistência em Belford Roxo
Leia também: Prefeita Mariana Canella marca presença na 2ª Ecobel em Belford Roxo e reforça compromisso ambiental
Sheila também mencionou a proximidade da inauguração da 117ª escola municipal, destacando que a merenda escolar é elaborada por nutricionistas e preparada com qualidade. A colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente permitiu ainda o reaproveitamento de cascas de frutas e legumes, promovendo o uso responsável dos recursos públicos e evitando desperdícios.
Projetos reconhecidos pelo Instituto Comida do Amanhã
Heloyze Fonseca elogiou os programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, como o Café Amigo, que oferece gratuitamente café com leite e pão com manteiga para quem está a caminho do trabalho, e a Padaria Escola, que capacita padeiros e confeiteiros e produz mais de três mil pães diariamente para equipamentos sociais. Também destacou o Restaurante do Povo, que serve almoço a R$ 1 e café da manhã a R$ 0,50, seguindo as normas do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional.
Além disso, a analista ressaltou as refeições servidas no Centro Pop e as palestras realizadas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 15 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), reforçando o compromisso do município com a alimentação saudável e o combate à fome.
Leia também: Casa de Cultura de Belford Roxo Celebra o Dia Mundial do Brincar com Evento para Alunos da Rede Municipal
Leia também: Briga na Família Imperial pelo Palácio da Princesa Isabel agita Petrópolis em 2024
Belford Roxo deixa mapa da fome, mas desafios persistem
Segundo Heloyze Fonseca, Belford Roxo está no caminho certo e se destaca pelo trabalho intersetorial único no país. Ela lembrou que, em 2022, cerca de 33 milhões de brasileiros viviam em situação de insegurança alimentar grave, mas em 2023 o município conseguiu sair do mapa da fome. Apesar disso, ressaltou que ainda existem cerca de 5 milhões de pessoas passando fome no Brasil, reforçando a importância de políticas públicas integradas entre Assistência Social, Saúde, Educação e Meio Ambiente.
Além dos já mencionados, participaram do encontro Gislaine Lourenço (Educação), Daiane Santos (Meio Ambiente), Mariana Sailba (Assessora de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc), Giulya Galdino (Gestora nutricional da Saúde), Aliene Dian (Subsecretária de Meio Ambiente), Juliana Rangel e Valéria Cortes (Gestoras de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc) e Ana Paula Leal (Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional). A visita reforça o compromisso de Belford Roxo com a segurança alimentar e o desenvolvimento social na região.

