Estudantes Contribuídos na Pré-Matrícula
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) divulgou, na última sexta-feira (19), a lista de alunos selecionados na pré-matrícula para o ano letivo de 2026 da rede municipal de ensino. A relação pode ser acessada pelo site matricula.novaiguacu.rj.gov.br.
A primeira fase desse processo foi voltada única e exclusivamente para a Educação Especial e Inclusiva. Já a segunda fase abrangeu a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, a divulgação contempla todos os inscritos nessas modalidades, seguindo o cronograma estabelecido pela Semed.
Critérios de Preenchimento das Vagas
O processo para preenchimento das vagas segue critérios definidos em portaria, respeitando tanto a capacidade das unidades escolares quanto o tipo de atendimento oferecido. Estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação têm prioridade, assim como os moradores do município, alunos que residem nas proximidades da escola escolhida, aqueles que têm irmãos matriculados na mesma unidade ou que são provenientes da rede pública.
Como Efetivar a Matrícula
Aqueles que foram contemplados devem se dirigir à unidade escolar indicada entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026, levando consigo o protocolo gerado pelo sistema e a documentação necessária para efetivar a matrícula.
Os responsáveis que não encontrarem o nome do aluno na lista terão uma nova oportunidade na 3ª fase da pré-matrícula online, que ocorrerá para as vagas remanescentes, entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2026, através do mesmo site. A nova lista de contemplados será publicada no dia 26 de janeiro, e a efetivação da matrícula acontecerá nos dias 29 e 30 de janeiro, com agendamento prévio. Após esse período, as vagas restantes serão disponibilizadas diretamente pelas unidades escolares.
Informações Adicionais
Para mais detalhes sobre o processo, é possível consultar a Portaria Semed nº 169, datada de 19 de novembro de 2025, que foi publicada no Diário Oficial Extraordinário.

