Prefeito de Nova Iguaçu flagra descarte irregular de pneus em terreno público
Durante visita às obras do futuro Batalhão da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, identificou o descarte irregular de pneus em um terreno público no bairro Botafogo. O flagrante ocorreu enquanto agentes da Guarda Municipal e do Proeis acompanharam a ação e abordaram o motorista de um caminhão no momento em que o material era despejado no local.
Volume de pneus descartados cresce 52,5% em 2024
O episódio evidencia um problema recorrente na cidade. Nos primeiros seis meses deste ano, a Prefeitura recolheu mais de 61 mil pneus descartados de forma irregular, um aumento de 52,5% em relação ao total de todo o ano passado, quando pouco mais de 40 mil unidades foram retiradas de ruas, terrenos e áreas públicas do município.
Empresa será multada por descarte ilegal
O caminhão envolvido pertence à empresa SINRI Transporte e Logística, sediada no bairro da Posse. A Guarda Municipal Ambiental também foi acionada para realizar a fiscalização e autuar a empresa, que deverá pagar multa entre R$ 8,5 mil e R$ 42 mil por descarte irregular de resíduos sólidos.
Leia também: Petrópolis exibe jogos do Brasil na Copa durante a Bauernfest 2024
Leia também: Unidades de Saúde de Nova Iguaçu Mantêm Atendimento Normal na Quarta-feira
“Vim acompanhar as obras do futuro batalhão da Polícia Militar e me deparei com esse flagrante de descarte irregular. Precisamos dar um basta nesse tipo de prática. O fato de o terreno estar vazio não dá a ninguém o direito de transformá-lo em depósito de lixo. A empresa será multada e vamos continuar fiscalizando. Também pedimos que a população denuncie essas situações”, destacou o prefeito Dudu Reina.
Prefeitura intensifica limpeza e planeja revitalização do espaço
Na quinta-feira (25), a Prefeitura realizará a limpeza do local para a retirada dos pneus e outros resíduos descartados. O terreno, que já recebe manutenção regular, terá o serviço reforçado para evitar novos depósitos ilegais.
O espaço onde ocorreu o descarte irregular tem destino definido: será transformado em um Ecoponto municipal, destinado ao recebimento adequado de entulhos, galhos, madeira, materiais recicláveis e outros resíduos. Além disso, está prevista a construção de um Centro de Educação Ambiental para conscientizar a população sobre o descarte correto.

